24Horas RMC

Sistema on-line para abertura de empresa passa a ser obrigatório a partir de 1º de março

Implantado pela Prefeitura de Americana em setembro de 2013, o sistema que permite abertura das empresas pela Internet agora passa a ser de utilização obrigatória. Na prática, até então os empresários e contabilistas podiam também optar pela abertura pelo método tradicional, ou seja, por meio de formulários impressos. A decisão foi motivada a partir de reunião entre representantes da Secretaria de Fazenda e da AESCON – Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Americana.

Conforme dados do Governo do Estado de São Paulo, que controla o tempo médio de todos os municípios conveniados ao Sistema Via Rápida Empresa, Americana está entre as cidades mais rápidas do estado. A pesquisa que considera o tempo médio para estudo da viabilidade dos novos empreendimentos atesta que as análises ocorreram no mesmo dia.

A partir dos levantamentos do tempo médio de Americana e da demanda dos escritórios contábeis do município, foi estabelecido o início da obrigatoriedade para utilização do sistema para o dia 01 de março de 2014, possibilitando um prazo que permita ainda o esclarecimento de dúvidas pelos usuários do sistema on-line.

O Sistema Integrado de Licenciamento – SIL possibilita que os novos empreendedores possam abrir sua empresa no município pela internet, sem qualquer necessidade de comparecimento presencial no município. Outro benefício é que empresários e contadores, utilizando o sistema on-line, são isentos das taxas de localização e fiscalização. “O prefeito Diego sempre tem buscado facilitar o dia a dia do cidadão de Americana, e o sistema de abertura de empresas pela internet vai na esteira das modernizações implantadas pela Secretaria de Fazenda” , destacou o secretário José Antônio Patrocínio.

“Quando apresentamos este sistema a meta era a abertura de empresa em um dia, e hoje este tempo é de horas, o trabalho não para e nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão e do empresário de Americana, seja ele empregador de um ou mil funcionários” ressaltou o prefeito Diego.

Além da abertura da empresa pela internet, a Secretaria de Fazenda, com apoio das secretarias de Administração e de Planejamento, disponibilizou pela internet a Consulta de Uso de Solo on-line totalmente gratuita, possibilitando ao futuro empresário conhecer todas as condições do local onde pretende instalar seu empreendimento e se está de acordo com o Plano Diretor do Município.

“A parceria entre a AESCON e Prefeitura tem dado muito certo, o município está cumprindo à risca a sua meta de agilizar a abertura de empresas em menos de um dia, instituiu a isenção da taxa de fiscalização e localização, além de outras modernizações, como o agendamento on-line e a emissão de certidão de uso de solo pela internet. Temos o prazer de participar ativamente destes novos avanços no município de Americana”, ressaltou Geraldo Luiz Bueno, presidente da AESCON.

Os empresários e contadores ainda podem esclarecer suas dúvidas para utilização do Sistema Integrado de Licenciamento, através do telefone (19) 3475-9007, do e-mail atividades@americana.sp.gov.br ou do site http://www.poupatempodoempreendedor.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.