24Horas RMC

Sistema de videomonitoramento é apresentado a representantes da Prefeitura

VISITA GM

Representantes da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Informática da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste visitaram nesta quinta-feira (31) o Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Nova Odessa, estrutura que gerencia o sistema de videomonitoramento instalado. A visita contou com a apresentação técnica dos equipamentos similares aos que serão implantados no município a partir dos próximos meses.

 

Na última semana foi conhecida a empresa vencedora da licitação para a instalação e gerenciamento do sistema de videomonitoramento. A Inter Telecom Comércio e Locação de Equipamentos de Comunicação LTDA EPP será a responsável pela execução dos serviços, em um investimento de R$ 287 mil, recursos provenientes de convênio entre a Prefeitura e a Agemcamp (Agencia da Região Metropolitana de Campinas). A homologação do processo e posterior assinatura do contrato estão previstos para os próximos dias.

 

Em Santa Bárbara d’Oeste, a Central de Monitoramento irá funcionar na sede da Sesetran, no bairro Cidade Nova. Além disso, está prevista a instalação de câmeras em quatro pontos, como Rua XV de Novembro, Avenida Santa Bárbara, Estrada de Cillos e Avenida Monte Castelo. Os equipamentos serão semelhantes aos existentes em outras cidades da região, como Nova Odessa, que conta com câmeras PTZ (com zoom) e OCR (Reconhecimento de caracteres) que registram todos os veículos que passam pelo ponto de instalação das câmeras. Estas imagens, captadas no Centro de Controle Operacional, auxiliam as forças de segurança a identificar veículos furtados, roubados ou que estejam em atitudes suspeitas.

 

Para o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, a instalação dos equipamentos em Santa Bárbara d’Oeste, aliada aos outros sistemas existentes ou que serão implantados na região, fará com que as guardas municipais e as demais forças de segurança disponibilizem à população um serviço de maior qualidade. “Temos que pensar as ações de forma regional e não apenas municipal. Hoje as cidades da nossa região estão interligadas por uma avenida ou por poucos quilômetros, fazendo com que o deslocamento seja rápido”, afirmou. “O registro dos veículos, por exemplo, fará com que exista um maior controle e fiscalização por parte das forças de segurança”, disse o secretário.

 

Ainda de acordo com Gobbi, ocorrências registradas em outras cidades da região demonstram a eficácia do sistema. “Nesta semana a Guarda de Nova Odessa conseguiu deter um indivíduo que iria praticar um roubo em Americana com uma moto roubada. Ao passar pela câmera o veículo foi identificado, fazendo com que as guardas de Americana e Nova Odessa fiscalizassem as entradas da cidade, detendo o indivíduo”, explicou.

 

Estiveram presentes na visita o comandante da Guarda Civil Municipal, Nilton Lopes da Silva, o guarda municipal Luís Fernando da Silva e a chefe da Divisão de Informática, Joceli Manfrin.

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.