28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Sistema de represas do DAE permanece em sua capacidade máxima

Compartilhe essa notícia!

Todas as represas sob responsabilidade do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste encontram-se em sua capacidade máxima de armazenamento, sendo a Areia Branca, com 3.500.000 m³; a São Luiz, cerca de 3.200.000 m³; e a de Cillo, com 1.500.000 m³. Isso vem ocorrendo desde o primeiro semestre de 2015 e se mantém atualmente devido às últimas precipitações registradas até o momento na cidade.

O diretor-superintende do DAE, Rafael Piovezan, visitou as represas nesta sexta-feira (15) e salientou o grande volume de chuvas só neste primeiro mês de 2016. “Nos últimos dias tivemos um volume muito grande de chuvas, acima das médias esperadas para o período, que manteve nos níveis máximos nossas represas. Uma das obras importantes realizada em 2014 foi a instalação de comportas na represa São Luíz, que nos permite acumular um volume superior a 1,1 bilhão de litros de água nela. Ou seja, sem essas comportas, o volume de água no trecho urbano do Ribeirão dos Toledos seria maior ainda”.

Piovezan destacou ainda a importância das comportas na São Luiz. “Fizemos uma obra para armazenar mais água e garantir nosso abastecimento, mas que também auxilia na minimização das enchentes nos pontos críticos de nossa cidade. Diferente dos últimos dois anos, onde uma severa estiagem se abateu em nossa região, esse início de 2016 apresenta níveis ótimos para a garantia de fornecimento de água à população barbarense”, finalizou o superintendente.

Esse grande quantidade de chuvas que cai nas áreas que se encontram as três represas fazem com que suas águas ultrapassem seus vertedouros, seguindo com um grande volume seu percurso que compreende a bacia do Ribeirão dos Toledos.

Na primeira quinzena deste mês (jan/2016), já há um acúmulo de 210 mm de chuvas, atingindo nesse período 84% da precipitação esperada para o mês de janeiro no município, que é de 250 mm. O último registro foi de 34,7 mm – precipitação coletada no período das 6 horas de quinta-feira (14) até o mesmo horário desta sexta-feira (15). Só nos seis últimos dias seguidos, do dia 10 ao 15, choveu 173,9 mm. Os dados são do pluviômetro instalado na Represinha – Estação Elevatória Santa Alice, que fica no bairro de mesmo nome.

 

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!