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Sistema de gerenciamento de informática da educação gera economia de 2 milhões de reais

O atual Sistema de Gerenciamento Escolar desenvolvido nos últimos meses pelos funcionários do setor de informática da secretaria de Educação de Americana, vai gerar uma economia de cerca de R$ 2 milhões ao ano. O Sistema substitui a terceirização do setor como era feito em gestões anteriores.

Até junho de 2015 funcionava o sistema utilizado pela administração anterior. Encerrado o contrato, a atual gestão da Secretaria de Educação resolveu, estrategicamente, trabalhar um sistema próprio que atendesse as necessidades da Rede Municipal de Ensino, e que reduzisse a zero o investimento no setor, proporcionando qualidade na informática utilizada.

Atualmente estão em funcionamento diversos módulos utilizados pela Rede Municipal de Ensino. O primeiro é o controle de Demanda Escolar. Nele a secretaria tem o controle de vagas nas unidades escolares com todos os dados dos cerca de 15 mil alunos.

“A importância de montar esse sistema próprio é que a base de dados, a memória, a história, passam a pertencer à administração municipal. Antes, todo esse mapeamento era da empresa que ganhava a licitação. É preciso valorizar nossos funcionários concursados pelo empenho e entendimento de montar um sistema com essa importância estratégica para a Secretaria de Educação e para a Prefeitura”, ressaltou o subsecretário de informática da Secretaria de Educação, Naor Garcia.

Há também o controle de classificação e pontuação dos professores, diretores e pedagogos como cadastro, titulação, pontuação, tempo de serviço, etc. Ele é utilizado principalmente em época de atribuição de aulas e classes. O gerenciamento de matriculas de alunos faz o controle de notas, faltas e documentos. Esse gerenciamento está em fase final de desenvolvimento. “Para a utilização dos sistemas realizamos antes cadastros de todos os dados das unidades escolares e professores”, revelou Garcia.

A Rede Municipal conta ainda com o Sistema de Controle Interno, como tramitação de documentos na própria secretaria e nas unidades escolares. Há o módulo de controle de ofícios, também. Com o objetivo de agilizar a comunicação entre unidades escolares e secretaria de Educação, foi implantado o módulo de manutenção, onde as unidades podem solicitar por internet suas necessidades de manutenção. A secretaria recebe automaticamente esses pedidos e faz o encaminhamento enviando equipes para os locais solicitados.

Todos os educadores podem se inscrever on line em cursos e eventos promovidos pela Secretaria de Educação. Para juntar todos esses serviços, o setor de informática criou um portal de serviços que atende tanto a sede da secretaria quanto as unidades. O endereço é www.seducpma.com ou HTTP:/infoseduc.seducpma.com. Por dia o portal é acessado, em média, por 400 pessoas. Em época de lançamentos de notas o portal recebe cerca de 12 mil registros.

Na Secretaria de Educação cada escola do ensino fundamental – Emef, CAIC e Cieps – possui um laboratório de informática com dezenas de computadores para uso dos alunos. Na Educação infantil há internet em todas as escolas – Emeis, Creches e Casas da Criança. No total, a rede municipal de Educação tem 54 unidades.

 

Unidade de Imprensa

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