E por falar em música... Piracicaba

Sinfônica de Piracicaba recebe o tenor Jean William nesta sexta-feira

Um dos destaques da temporada da ópera O Matrimônio Secreto, de Cimarosa, o tenor Jean William é o solista do próximo concerto da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba). Sob regência do maestro Jamil Maluf, a apresentação gratuita acontece na sexta-feira (27), às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. No sábado (28), o conjunto se apresenta às 12h, no 49º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
O programa começa com quatro árias do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart: “Fuor del Mar”, do segundo ato da ópera Idomeneo, de 1781; “Dies Bildnis ist bezaubernd schön”, da ópera A Flauta Mágica, de 1791, além de duas partes da ópera Don Giovanni, de 1787: “Dalla sua Pace”, peça introdutória ao personagem de Ottavio, e o segundo ato, “Il mio tesoro”.
Diretor artístico e regente titular da OSP, o maestro Jamil Maluf lembra que as árias escolhidas para a apresentação deste mês são consideradas obras-primas operísticas e foram compostas em diferentes momentos da trajetória de Mozart. “É a oportunidade de ouvir e sentir o poder do canto lírico, que sempre desperta muitas emoções no público”, diz.
A OSP apresenta ainda “Sinfonia no. 8, em Sol Maior, op.88”, do compositor tcheco Antonín Dvorák, inspirada nas fontes da tradição popular boêmia. Dividida em quatro movimentos, ela teve sua estreia em 1890, em Praga, capital da República Checa. “É uma das peças que tem um dos mais belos solos de violoncelo da literatura sinfônica”, completa o maestro.
Sobre a escolha de Jean William como solista, Jamil Maluf lembra que o jovem tenor integrou este ano a temporada de ópera do Theatro São Pedro, na capital paulista. “Dotado de talento e carisma, Jean William é uma figura muito querida do público de Piracicaba”, diz o maestro. Além disso, William se apresentou para milhões de pessoas durante a visita do papa Francisco ao Brasil, em 2013. Somente este ano, cantou na França, Itália e Índia e frequentemente tem acompanhado a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi, conjunto regido pelo maestro João Carlos Martins.
Excepcionalmente este mês, o concerto da OSP deixa de ser apresentado em um sábado, como tem ocorrido nas demais apresentações da temporada. A mudança é por causa do convite para que o conjunto se apresente pela terceira vez no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que ocorre ao meio-dia do dia 28, na praça São Benedito, na Vila do Capivari. O programa será o mesmo, também com a participação de Jean William.
“Integrar a programação do Festival de Campos do Jordão, o maior e mais importante evento do gênero na América Latina, é muito importante para uma orquestra que passou por uma reestruturação nos últimos quatro anos”, diz o maestro, que é diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Piracicaba desde 2015 e se apresentou pelo menos 15 vezes consecutivas no tradicional evento, com a Orquestra Experimental de Repertório, por ele criada em 1990. Além disso, Jamil Maluf atuou como regente da Orquestra do Festival, professor de regência e duas vezes diretor pedagógico.
As apresentações da Temporada 2018 da Sinfônica de Piracicaba são realizadas com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Secretaria Municipal de Educação.
A Temporada 2018 conta ainda com o patrocínio da Hyundai, Raízen, Oji Papéis Especiais e Caterpillar Brasil, o copatricínio do Grupo Pizzinatto e das Indústrias Marrucci, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo. Há também o apoio institucional da Empem, Oscip Pira 21 e Cultura Artística, e o apoio de mídia da Rádio Educativa FM, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.
Os ingressos gratuitos para o concerto em Piracicaba serão distribuídos na quinta (26) e sexta (27), das 15h às 18h, na bilheteria do Teatro do Engenho (avenida Maurice Allain, 454, Vila Rezende). A cota remanescente, se houver, será entregue a quem estiver na fila de espera antes da apresentação.
Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br