28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Silenciosas e perigosas: Carelink alerta sobre as doenças de outono

Compartilhe essa notícia!

Especialista destaca os principais cuidados para ter uma estação tranquila e se manter livre das ocorrências típicas da época

 

Gripe, rinite, sinusite e resfriado são algumas das famosas e conhecidas doenças de outono. A estação marca o início da época mais fria do ano e dá adeus aos dias ensolarados e de muito calor.  De março a maio, acontece a transição entre o verão e o outono e é nesse período que o corpo fica mais exposto às inúmeras doenças respiratórias que causam incômodos no dia a dia e no bolso do paciente.

 

Com a mudança brusca de temperatura, as pessoas ficam mais sensíveis em adquirir doenças virais como gripe e resfriado. Durante esse período, os alérgicos, idosos, crianças pequenas e portadores de doenças imunossupressoras (que baixam a imunidade) como, por exemplo, hepatite crônica, vírus HIV e obesos, tornam-se alvos fáceis de contaminação.

 

A gripe como toda virose é autolimitante, ou seja, o vírus é combatido pelo próprio organismo e logo vai embora. Porém, em alguns casos, as bactérias podem se aproveitar da baixa imunidade e se alojarem no corpo, o que traz complicações, como pneumonias e outras agravações que necessitam a internação do paciente.

 

“Cerca de 30% da população brasileira é alérgica”, diz a médica da Carelink, especialista em alergia e imunologia clínica, Maria Helena Pinho Graça. Ela ressalta que durante o outono, esse grupo deve procurar o médico de confiança e tomar os remédios profiláticos de maneira correta. “Com essa simples medida, os pacientes conseguem evitar que uma pequena gripe ganhe força extra, com complicações que acabem gerando grandes e graves problemas”.

 

Os bebês, crianças e idosos também precisam de atenção especial. Esse grupo de risco possui o sistema imunológico mais frágil ou debilitado, o que pode fazer com que uma virose se transforme em uma doença infecciosa mais grave como as bacterianas. “Nesse período, o cuidado com os idosos e com os bebês devem ser rigorosos e, é por esse motivo, que existe a Campanha de Vacinação contra o vírus da gripe para a terceira idade, disponibilizada pelo governo. Ela acontece justamente nessa época, pois é o período no qual a doença surge com maior frequência”, destaca a doutora Maria Helena.

 

“Quando o frio chega, fechamos a casa, ligamos o aquecedor e vestimos a blusa que ficou guardada no armário o verão inteiro, sem contar que usamos os cobertores repletos de ácaros por ficarem muito tempo guardados. Ou seja, fazemos tudo errado”, ressalta a médica. Ela explica, ainda, que durante o outono é preciso manter a casa limpa com

janelas e portas abertas, o que possibilita a ventilação e circulação do ar. Além dessas medidas, outros hábitos podem fazer com que a passagem da estação seja mais tranquila. Confira as dicas da especialista:

 

– Roupas de frio que ficaram guardadas durante todo o verão devem ser expostas ao sol e locais arejados;

 

– Lençol e fronha devem estar limpos;

 

– Beber muita água para facilitar a eliminação de secreção;

 

– Evitar fumar e manter pouco contato com fumantes;

 

– Os ambientes devem estar arejados;

 

– Evitar aglomeração e contato com pessoas gripadas e resfriadas;

 

– Higienizar as mãos.

 

Sobre a B2 Saúde

Há 15 anos no mercado de gestão de saúde. Hoje, tem como diferencial um software inovador, que aliado a uma equipe de médicos completa e a um call Center eficiente completam a Carelink, uma empresa do grupo especializada em gestão de riscos, que prevê os custos com a saúde do funcionário com antecedência e intervém de maneira ética no trabalho do médico de forma que o paciente tenha o melhor atendimento de maneira rápida, eficaz e econômica.

 

A B2 Saúde, associada à Carelink, utiliza de todos os recursos necessários, como uma Central de Saúde 24 horas por dia, sete dias da semana, composta por uma equipe completa de profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros; acompanhamento de casos e doenças crônicas de funcionários e seus dependentes; avaliação das condições de saúde dos segurados; suporte aos funcionários e dependentes da sua empresa em assuntos relacionados à operadora de saúde; palestras médicas como forma de ação educativa, entre outros serviços.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!