Saúde

Setembro: mês dedicado à conscientização para a doação de órgãos e a importância da prevenção do câncer de intestino

Com a finalidade de conscientizar e alertar a população sobre a necessidade de doar os órgãos para salvar vidas; e também chamar a atenção das pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de intestino, o mês de setembro foi o escolhido para a realização de campanhas, com o slogan: “Setembro Verde”. Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que no Brasil, atualmente, existem mais de 40 mil pessoas na fila de espera para um órgão, ou seja, um estádio de futebol. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a taxa de recusa de doação por parentes é de 43%, e a média mundial em torno de 25%.

Segundo a médica Sandra Vilaça, coordenadora da Unidade de Transplantes do Hospital Felício Rocho, as pessoas precisam confiar no sistema de saúde e manter o assunto sobre doação de órgãos presente no seu dia a dia. “Junte-se a Unidade de transplante do Hospital no esforço para salvar vidas, porque somos todos necessários nessa luta. Um doador pode salvar 8 vidas.  Converse com seus amigos, com sua família sobre a doação, o processo de doação é regulamentado e seguro. Um doador pode doar um coração, 2 pulmões, 2 rins, 1 pâncreas, 1 intestino e 1 fígado. Doe órgãos, doe vidas”, ressalta.

Em relação ao câncer de intestino, para o ano de 2020, são esperados mais de 15 milhões de casos novos de câncer no mundo. A estimativa é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta para os tumores de maior incidência entre homens e mulheres. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que 596 mil novos casos da doença surjam este ano. Destes, 34.280 serão somente de câncer de cólon e reto. O oncologista Ricardo Cembranelli, explica que o câncer de colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto, sendo tratável na maioria dos casos e curável, ao ser detectado antes de se espalhar para outros órgãos. “A idade recomendada para início de seguimento com colonoscopia, abaixou recentemente de 50 para 45 anos. Mas pessoas com história familiar positiva, podem precisar de começar até mais cedo”, enfatiza Cembranelli. Realizar atividades físicas e manter de três a cinco refeições por dia baseadas em frutas, legumes, verduras, grãos e carnes brancas são alguns dos cuidados que podem evitar a ocorrência do câncer de intestino ou colorretal. Sendo o terceiro mais comum no mundo, este tipo de câncer vem se apresentando como um dos mais fáceis de se tratar após diagnóstico precoce.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br