Brasil / Mundo

Sete em cada dez brasileiros acreditam que a corrupção continua igual

Ilustração publicada pela rede de TV CNN sobre a corrupção no Brasil

Estudo Mapa Político do instituto Hello entrevistou 1993 eleitores e aponta que os principais partidos do governo, MDB e PSDB sofrem com imagem de corruptos

O eleitor brasileiro está cético quanto ao avanço do combate à corrupção no Brasil, uma das principais bandeiras do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. É o que mostra a nova pesquisa nacional de opinião pública da Hello, o Mapa Político. Somente 4%acreditam que o Brasil melhorou após o MDB assumir a presidência. Para 60% o país piorou, para 36% continuou igual. Sobre a corrupção, 68% da população concorda totalmente com a frase “A corrupção no Brasil continua igual”.

Entre os eleitores que se posicionam como sendo de esquerda, essa porcentagem é ainda maior, chegando a 75%. Somente 1 em cada 10 pessoas discordam. Mesmo não enxergando mudanças em relação à corrupção no Brasil, em 2018 os entrevistados demonstram menor preocupação com o tema, dando mais atenção à Saúde, Educação e Violência e Desemprego. Se em 2014 os principais problemas do país eram a saúde e a inflação, atualmente a saúde ocupa uma posição de destaque. Vale citar que a violência figura como um dos principais problemas do Brasil na opinião dos entrevistados, ocupando a primeira posição em 2016, e a segunda posição em 2014 e 2018. 

O Mapa Político também avaliou a concordância do eleitorado com algumas frases que ligavam os três maiores partidos, MDB, PSDB e PT à corrupção. A ideia de que o PT é responsável pela corrupção no Brasil não convence a todos e divide opiniões. Já a maioria da população concorda que o PSDB é tão corrupto quanto outros partidos e que com o MDB no poder o governo está mais corrupto.

A PESQUISA A Hello entrevistou 1993 eleitores de 28 de julho e 07 de agosto, antes do início das campanhas eleitorais. As entrevistas foram realizadas presencialmente nas casas dos eleitores, com eleitores com mais de 16 anos, das classes A, B, C, D e E de diversas escolaridades e de setores censitários de todas as regiões do país. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A HELLO A Hello Research é um instituto de pesquisa que visita mais de 2000 municípios brasileiros todos os meses entre projetos de auditoria de varejo, pesquisa de mercado e de opinião pública. A Hello aproveita sua presença em todo território nacional para conduzir levantamentos de opinião pública que colaborem com mais insumos para os principais debates públicos do país.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br