Santa Bárbara d´Oeste

SESI-SP lança edital de projetos culturais 2017


Em 1º de setembro, a instituição abre as inscrições para a seleção de projetos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música para compor programação de suas unidades em todo Estado. Pela primeira vez, serão selecionados trabalhos de literatura na indústria, para a Galeria de Arte do SESI-SP e Domingo na Paulista.

 

O SESI-SP abre seu Edital de Chamamento de Projetos Culturais a partir de 1º de setembro às 0h, exclusivamente pela internet www.sesisp.org.br/cultura/editais.html. O sistema on-line, mais seguro e ágil, amplia as possibilidades de inscrições de propostas de artistas de todo território nacional ou mesmo de projetos internacionais.

As inscrições das linguagens de Música, Artes Cênicas e Literatura encerram no dia 30 de setembro, às 23h59, já para os projetos de Artes Visuais a data final é 28 de outubro, às 23h59.

Os trabalhos selecionados poderão integrar a programação cultural de 2017, nas unidades do SESI-SP que abrangem a capital, Grande São Paulo, litoral e interior, além de espaços alternativos conveniados ao SESI.

Para uma nova modalidade desse edital, “Literatura Viva na Indústria”, serão selecionados projetos que promovam a interação entre a literatura e o universo do trabalho, com temas voltados à inovação, criatividade, liderança, empreendedorismo, qualidade de vida no trabalho, entre outros.

Pela primeira vez também, serão avaliados projetos voltados para a Galeria de Arte do SESI-SP, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, e os espetáculos de Música e Artes Cênicas poderão compor a agenda do programa FIESP/SESI – Domingo na Paulista.  Ainda para a Av. Paulista, serão recebidas as propostas voltadas especialmente para a Galeria de Arte Digital SESI-SP.

Outra novidade é que o edital abre espaço para os projetos que já tenham sido contemplados por patrocínio ou recursos captados por meio de Lei de Incentivo à Cultura ou outras premiações.

O objetivo do SESI-SP é identificar projetos artísticos para públicos de todas as idades, com intuito de democratizar e ampliar o acesso à cultura, bem como incentivar e difundir a multiplicidade e a diversidade das linguagens e tendências artísticas, para a formação e a valorização do indivíduo e sua comunidade.

 

Artes Cênicas

A área de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta em seu programa “Viagem Teatral” um rico panorama da produção cênica brasileira, oferecendo ao público infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto os mais variados gêneros e modalidades de espetáculos: dança, dança-teatro, teatro-físico, teatro de formas animadas, circo, performances etc. Está divido em três modalidades:

  • Montagens Não Inéditas: possibilita a circulação de trabalhos e espetáculos já montados e de reconhecida qualidade;
  • Montagens Inéditas: fomenta a produção e a difusão de novos projetos, seja de companhias e artistas renomados como emergentes; possibilita a montagem e a circulação de espetáculos inéditos;
  • Montagens Internacionais: promove o intercâmbio entre culturas e povos e possibilita a realização de projetos de companhias e artistas de outros países.

 

Música

O projeto SESI-SP Música inclui variadas formações musicais, como duos, trios, quartetos, orquestras de câmara e grupos instrumentais. Entre os diversos gêneros contemplados estão blues, jazz, choro, rock, samba, reggae, hip-hop, soul, world music, entre outros. Neste contexto, serão captados projetos nas seguintes modalidades:

  • Série Popular: Apresenta os mais variados gêneros da música brasileira que representem a diversidade da nossa cultura e mundial, em sua vertente popular, com exceção das formações eruditas/ clássicas;
  • Série Erudita: Compõem um vasto universo da música erudita, da música antiga ao contemporâneo, abrangendo compositores nacionais e internacionais, nas mais diversas formações musicais, com grupos nacionais;
  • Série Internacional: Apresenta a circulação de artistas-músicos de outros países, promovendo a difusão e o intercâmbio entre cultura e povos, nas vertentes da música popular e erudita nas mais diversas formações musicais com artistas/grupos internacionais.

 

Literatura

A programação literária, pautada pelo programa SESI Literatura Viva, tem como foco promover a leitura por meio de atividades lúdicas tais como a narração de histórias, oficinas literárias e demais ações educativas relacionadas à literatura.

Uma nova modalidade esse ano

Deste modo, os projetos apresentados para essa linguagem seguem os seguintes programas/modalidades:

  • Encontro Literário com Escritor – Ação arte-educação: Encontros interativos entre escritores e seus leitores, com o objetivo de apresentar a vida, obra e o processo da criação literária;
  • Encontro Literário com Ilustrador / Cartunista – Ação arte-educação: Encontros interativos entre ilustradores, cartunistas e seus leitores, com o objetivo de apresentar a relação entre vida, obra, instrumentos técnicos e o processo da criação literária;
  • Encontro Literário com escritor/ilustrador – Na Indústria (Literatura Viva na Indústria) – Encontros interativos entre escritores e leitores, com o objetivo de apresentar temas voltados para aprimoramento profissional e pessoal de trabalhadores da indústria.
  • Narração de Histórias Literárias – Ação arte-educação: Sessões lúdicas com o propósito de despertar o interesse pela literatura e estimular a imaginação por meio de narrativas dirigidas para todos os públicos;
  • Oficina Literária: Atividades práticas, lúdicas, teóricas ou de fruição que trabalhem as diversas possibilidades de experimentação e vivência da produção escrita;
  • Encontro Literário com Escritor/Ilustrador – Na Indústria: promove a interação com os diversos protagonistas da literatura nacional e funcionários da indústria paulista e beneficiários, por meio de um ciclo de atividades orientadas para fomentar a prática da leitura.

 

Artes Visuais

O SESI-SP apoia as produções em Artes Visuais – tais como pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação, novas tecnologias e outras experiências artísticas. Serão selecionados projetos para as seguintes modalidades:

  • Espaço Galeria SESI-SP: mostras itinerantes de diferentes técnicas e formatos, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica.
  • Ocupação Artística no SESI-SP: espaços diversos, tais como muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros, se transformam em plataformas expositivas, recebendo interferências produzidas em diversas técnicas e materiais.
  • Galeria de Arte Digital SESI-SP: o projeto inovador visa incentivar a produção de obras digitais e potencializar a imersão artística na cidade de São Paulo, em que artistas e público sejam protagonistas e partícipes do processo de criação artística.
  • Galeria de Arte SESI-SP – Criada em 1992, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para o Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, propiciando a exposição de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica.

 

Observações:

  • Serão desconsideradas as inscrições realizadas fora do prazo.
  • Serão excluídos os projetos cuja documentação estiver incompleta.
  • Não serão aceitas inscrições de projetos via e-mail, postagem ou pessoalmente.
  • É importante verificar a necessidade ou não de Representante Legal – Pessoa Jurídica, de acordo com cada modalidade, conforme a cláusula 4.2.3 do edital.
  • A postagem via Correios de materiais adicionais será necessária somente em casos de projetos de Literatura como indicado no edital. Em caso de envio de material físico, o mesmo não será devolvido.
  • Poderão ser inscritos projetos oriundo de parcerias com institutos, associações e organizações internacionais, somente de projetos vinculados a um representante legal sediado no Brasil;
  •  O resultado da seleção dos projetos será publicado única e exclusivamente no site www.sesisp.org.br/cultura/editais.html.

 

Cronograma:

Inscrições Online Inscrições Música, Artes Cênicas e Literatura Inscrições Artes Visuais Divulgação dos resultados
A partir de 1º de setembro, às 0h até 30 de setembro, às 23h59 até 28 de outubro, às 23h59 28 de novembro

 

 

SERVIÇO

Edital de Chamamento 2017 – Seleção de Projetos Culturais

Inscrições: a partir de 1º de setembro / www.sesisp.org.br/cultura/editais.html

Resultados: 28 de novembro de 2016

Mais informações: editaiscultura@sesisp.org.br

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br