28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

SESC São Paulo promove campanhas especiais para os idosos

Compartilhe essa notícia!

Entre os dias 15 e 30 de junho, unidades da capital, interior e litoral terão programação voltada para a Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e a Semana de Prevenção de Quedas

Durante o mês de junho, unidades do Sesc na capital paulista, interior e litoral terão em suas programações atividades para promover campanhas especiais dedicadas ao público idoso. Durante o período de 15 a 22 de junho, o espaço será dedicado à campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa:“Violências veladas – A violência que não é percebida é violência?”. No período de 23 a 30 de junho acontecerá a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas: Um passo de cada vez, não caia em armadilhas”.

“Dois temas de grande importância, voltados ao bem-estar e à qualidade de vida do idoso, são trabalhados por meio de atividades práticas e teóricas. Visando à reflexão e à percepção de que o cotidiano pode incluir riscos aos mais velhos, “a campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas”  têm o objetivo de alertar para o cuidado que a sociedade deve ter para com esta parcela da população e garantir a eles possibilidades de prolongar sua participação, autônoma e cidadã”, afirma o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

CAMPANHA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

O tema violência passou a ganhar evidência após a Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o International Network for the Prevention of Elder Abuse (INPEA), declarar o dia 15 de junho como o “Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil, estimulando mudanças de comportamento para que as futuras gerações possam estar atentas em relação às diversas formas de violência contra os idosos, já que muitas delas não são percebidas como violência nem pelos idosos nem por quem as pratica, tais como negligência, abuso financeiro, excesso de cuidados (infantilização) e abandono.

Para abrir a programação, a palestra Violências Ocultas, no dia 13/6, no Centro de Pesquisa e Formação, contará com a participação do psicanalista italiano, radicado no Brasil, Contardo Calligaris, que irá discursar sobre a forma de construção social das violências veladas e quais os possíveis caminhos para mudar este cenário.

Entre as intervenções urbanas, o coletivo O Clube preparou a Visibilidade, na qual o público terá a oportunidade de desvendar, de maneira poética, como os idosos podem ser tratados, mostrando o lado oposto da violência. A ação vai percorrer as unidades de São José dos Campos (15/6), Jundiaí (17/6), Sorocaba (18/6), Consolação (19/6) e Piracicaba (21/6).

Já a intervenção E na sua Vez?, da Mira Filmes, é feita em uma van-estúdio que irápassar pelaAvenida Paulista (15/6), Pinheiros (20/6), Santana (21/6) e Campo Limpo (22/6) para ouvir histórias sobre violências veladas contra a pessoa idosa, com o objetivo de gerar reflexões, desabafos e trocas de maneira sensível.

E a performance Reflexos de Marcelo Asht, do Projeto Performanciã, irá passar pelas unidades Carmo (21/6), Itaquera (22/6) e Osasco (22/6) com o propósito de convidar o participante-espectador a vestir uma máscara-espelho e dizer frases inusitadas a fim de refletir sobre as violências praticadas contra o idoso.

A programação conta também com apresentações do teatro de sombras Sonhei com as Sombras da Vida, em Santos (15/6), Registro (16/6) e Taubaté (18/6). O espetáculo, da Cia. Quase Cinema, propõe uma reflexão sobre a condição do idoso em nossa sociedade.

A série Velhas Caixas, de Juliana Notari, formada pelos espetáculos de bonecos “Sapateiro”, “Chá com…” e “O Amor nada é…” terá sessões no CineSesc (15/6), Vila Mariana (16/6), Pq. D. Pedro (17/6) e Florêncio de Abreu (19/6). A peça fala sobre solidão eabandono, além de quebrar paradigmas ao abordar a sexualidade e a invisibilidade do idoso.

E a Leitura Dramática de Rei Lear, de William Shakespeare irá passar pelas unidades de Catanduva (17/6), São José do Rio Preto (18/6) e Thermas de Presidente Prudente (20/6). Essa obra-prima, escrita no início do século XVII,  conta a história do idoso Rei Lear, que decide dividir seu reino com as filhas e acaba passando por situações violentas, desde a traição de algumas das filhas, até abuso financeiro e negligência.

Para encerrar essa campanha, o Centro de Pesquisa e Formação recebe, no dia 21/6, a mesa redonda Múltiplas Faces das Violências Veladas para discutir estereótipos e preconceitos vivenciados por alguns grupos sociais e que, após envelhecerem, se deparam também com as violências veladas e os estigmas que podem acontecer na velhice.

SEMANA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS

Já entre os dias 23 a 30 de junho, acontecerá a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas – Um passo de cada vez, não caia em armadilhas, tema associado ao cuidado com a atenção ao executar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo – atividade comum no cotidiano. Porém, é desejável que os idosos tenham mais cautela e prudência em situações desafiadoras, como andar em lugares mais movimentados usando o telefone celular, em pisos escorregadios ou desnivelados ou ainda com bruscas mudanças de direção ao caminhar e carregar objetos.

Elaborada com a finalidade deapontaras armadilhas do dia a dia e repensar hábitos e comportamentos, a campanha possui atividades comportamentais e de reflexão, que inclui bate-papos com especialistas e exercícios físicos e cognitivospara prevenir quedas.

Entre os destaques estão a série de encontros Consciência, Força e Prontidão com a terapeuta psicomotora Teca Marchetto, entre os dias 23 a 28/6, no Sesc Consolação, que irá explicar as principais musculaturas de sustentação do corpo. E o bate-papo Nossos Movimentos de Cada Dia, no dia 28/6, no Sesc Ipiranga, conduzido pelopreparador físico e doutor em psicologia José Elias Proença – que preparou a seleção brasileira de vôlei feminino – para refletir sobre padrões de movimentos, novos modelos de envelhecimento, tecnologias nas tarefas diárias e fatores de riscos para quedas ligadas à vida moderna.

No dia 29/6, o Sesc Parque Dom Pedro II receberá a vivência Idosos, Parkour e a Cidade para mostrar novas possiblidades de interação do idoso com os espaços públicos.Já a unidade de Pinheiros terá, entre os dias 27/6 e 29/6, uma prática de Respiração Renascimento com a terapeuta Denise Agassi, que irá ensinar uma técnica de respiração plena e consciente.

A programação também terá no dia 27/6, no Sesc Santana, a palestra Eliminando Quedas do Dia a Dia: Uma Rotina Segura e Estimulante, da terapeuta ocupacional e mestre em gerontologia Ana Paula Loureiro, que irá alertar ações que envolvam dupla tarefa e estratégias de reorganização da rotina reduzindo o risco de queda.

Indo para o interior, em Jundiaí, a vivência Atenção, Foco e Memória na Prevenção de Quedas, que acontecerá nos dias 28 e 29/6, irá falar sobre as alterações motoras e cognitivas que surgem com o envelhecimento. Em Piracicaba, no dia 30/6, a atividade Corpo e Mente – Fortaleça o Corpo, Exercite a Mente, conduzida pela doutora em fisioterapia Daniela Garbellini, terá exercícios para melhorar a capacidade muscular, cognitiva e da memória. No mesmo dia, em São José dos Campos, o bate-papo Um Passo de Cada Vez: Não Caia em Armadilhas, com a equipe do espaço Vida Priori, oferecerá dicas de como melhorar os movimentos corporais, treinar as capacidades funcionais e ter atitudes preventivas.

Já no litoral, em Santos, a palestrado educador físico Marcelo Martinez Vencendo obstáculos, que acontecerá no dia 27/6, discutirá como o exercício físico e as práticas corporais podem prevenir quedas esuperar obstáculos que estão pelos caminhos dos idosos nas cidades.

SERVIÇO:

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA: “VIOLÊNCIAS VELADAS – A VIOLÊNCIA QUE NÃO É PERCEBIDA É VIOLÊNCIA?”

De 15 a 22 de junho
SEMANA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS – “UM PASSO DE CADA VEZ, NÃO CAIA EM ARMADILHAS”

De 23 a 30 de junho

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!