Série “Memórias do Brasil” estreia hoje no Canal Curta! com episódio sobre Luiz Melodia

O Canal Curta! exibe nesta quarta-feira, 9, às 18h30, episódio de estreia da série “Memórias do Brasil”, que retrata a vida de ícones da cultura brasileira. O primeiro programa traz a trajetória do cantor e compositor Luiz Melodia, falecido na última sexta, 4, aos 66 anos. A atração pode ser vista também dia 10 de agosto, quinta-feira, às 12h30 e 12 de agosto, sábado, às 15h40. Além disso, o conteúdo está disponível até o dia 19 na pasta do Curta! no NOW, serviço de conteúdos sobre demanda da operadora NET.

 

O programa, dirigido por Diogo Oliveira, conta com trechos de shows e performances exclusivas de Luiz Melodia, um dos artistas mais versáteis da MPB. Personalidades da música, como Arnaldo Antunes e Frejat, a atriz e escritora Elisa Lucinda, além de amigos e familiares, participam com depoimentos que ajudam o público a mergulhar nas histórias do artista.

 

Memórias do Brasil (Série)

Memórias do Brasil é uma série documental, que apresenta 13 episódios, de 45 minutos cada, em sua primeira temporada, e em cada programa um ícone da cultura brasileira é apresentado. O projeto tem como ponto de partida a trajetória de personagens chave da cultura brasileira, que contribuíram e ainda contribuem para o cenário nacional, enriquecendo este caldeirão com propostas inovadoras, muitas vezes controversas, ou que de alguma forma representaram paradigmas para a arte. Estas personalidades também têm em comum, uma vida de convivência social, onde as questões nacionais não passaram ao largo de suas expressões artísticas. Outro ponto de confluência é que por motivos diversos suas obras não foram midiatizadas, ou seja, apesar de terem um trabalho de repercussão, participação na cena nacional e reconhecimento da classe artística, nossos personagens não ganharam o grande público. Assim, a série documental, Memórias do Brasil mergulha na história da cultura brasileira, tendo como ponto de partida o olhar destas personalidades e suas trajetórias; ao tempo em que aproxima estes ícones e suas obras do grande público, quando mergulhamos em seu movimento de fazer artístico, descoberta, e expressão, provocado pelo desafio que estabelecemos em cada episódio. A partir destes objetivos, e com apoio de depoimentos importantes para as trajetórias elencadas em cada um dos episódios, acervos históricos, arquivos pessoais e impressões diversas, Memórias do Brasil também pontua os movimentos artísticos como a Tropicália, Centros Populares de Cultura, Teatro de Arena, entre outros.

 

 

Episódio – Notas de Um Sonho

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Luiz Melodia começou a carreira musical na década de 1960 e continuou em plena atividade até seu falecimento. Neste episódio, personalidades da música como os músicos Arnaldo Antunes e Frejat, a atriz e escritora Elisa Lucinda, além de amigos e familiares de Melodia, participam com depoimentos que ajudam o público a mergulhar nas histórias do artista. O programa conta ainda com trechos de shows e performances exclusivas.

 

 

Diretor: Diogo Oliveira

Duração: 45 min

Exibição: 9 de agosto, quarta-feira, às 18h30.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 10 de agosto, quinta-feira, às 12h30

Dia 12 de agosto, sábado, às 15h40

TEASER – Duração 35’’: https://www.youtube.com/watch?v=FZ44vGq9c88

 

Sobre o Canal Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal de TV que cultiva estreita parceria com realizadores, artistas, criadores e produtores culturais. Os principais segmentos temáticos da programação são música, artes visuais e cênicas, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade. O canal está disponível em 12 milhões de lares das principais operadoras de TV por assinatura: NET e ClaroTV (56); OiTV (76); VivoTV (664);  GVT (132) e operadoras regionais associadas à NeoTV.

Siga-nos no Facebook, Instagram,Spotify,Twitter e Youtube, sempre no /canalcurta.

Saiba mais e assista o canal linear via internet em www.canalcurta.tv.br/viainternet