Senac Americana realiza cerimônia de casamento como atividade prática de alunos

Evento do curso Fotografia para Casamento envolveu também alunos das áreas de moda, arquitetura e urbanismo, beleza e estética

            Um casamento com vestido, véu, buquê, cerimônia, espaço decorado, cuidados de beleza no dia é o sonho de muitas mulheres, que, muitas vezes, esbarra em várias dificuldades de concretização. Com o objetivo de aliar uma ação social à prática profissional, os estudantes do curso Fotografia para Casamento, do Senac Americana, promoveram na noite desta quinta-feira, dia 30, um casamento oficial, no Espaço de Convivência da unidade.

O evento, com tudo o que os noivos sempre sonharam, seguiu a proposta pedagógica do Senac, que valoriza metodologias participativas, estruturadas na prática profissional, estimulando o aluno a construir o conhecimento e a desenvolver competências por intermédio da execução de atividades reais.

A ação foi sugerida por Sueli Miwa, gerente do Senac Americana, e Wilson Amoroso, docente do curso Fotografia de Casamento. A gerente explicou que pensou em aliar a atividade pedagógica com uma finalidade social para auxiliar os noivos com a oferta de serviços de foto. Durante o planejamento, eles souberam que uma funcionária da unidade, Bruna Muzzi, possuía o sonho de se casar. O projeto foi prontamente acolhido e concretizado pelos demais docentes e estudantes do Senac e acabou envolvendo outros cursos, contando com a atuação de cerca de 50 alunos.

“O evento possibilitou integrar várias áreas, o que é um ponto bastante positivo. Quando você pensa em algo real, oferece a possibilidade de o aluno vivenciar na prática o que vai encontrar na atuação profissional. E a fotografia demostra emoção, a expressão, o momento, que não há como você reproduzir através de um fato fictício, de uma encenação. Por isso, foi importante para os alunos essa organização. A proposta do Senac é justamente essa, sempre aliar teoria e prática profissional para a formação integral do aluno”, destaca Sueli.

Para a organização da cerimônia, foram envolvidos alunos de outros cursos da unidade, que tiveram a oportunidade de realizar exercícios práticos. Os estudantes do Técnico em Produção de Moda fizeram o cerimonial do evento e, por meio de parcerias, conseguiram o vestido e acessórios para a noiva. A equipe ainda ficou responsável pela confecção de plaquinhas divertidas utilizadas durante as tradicionais recepções.

Já os alunos do Técnico em Design de Interiores decoraram o espaço para a cerimônia. A equipe do Técnico em Estética promoveu atendimentos de limpeza de pele, desintoxicação e hidratação facial e corporal na noiva, que contou também com serviços referentes aos cursos de Depilação, Técnicas de Manicure e Pedicure, Esmaltação com Gel e Design de Sobrancelhas. Todo o trabalho desenvolvido contou com a supervisão de docentes.

 

Sobre os noivos

Os noivos, Bruna Muzzi e Henrique Palauro, namoravam há nove anos e têm dois filhos – Ana e Bento. Eles não eram oficialmente casados, embora esse fosse o desejo de ambos. “O Senac  está muito presente na minha vida, não apenas como funcionária, mas por ter proporcionado esse momento único. Foi inesquecível”, disse a noiva emocionada, após o término da celebração.

O noivo contou que não esperava ganhar esse presente tão especial. “Todos os dias, a Bruna chegava em casa muito animada e, com isso, fui percebendo o empenho dos alunos e a real proporção do que estavam organizando. Não teria condições de fazer tudo isso”, contou Henrique.

A cerimônia, acompanhada por cerca de 60 pessoas, foi realizada pelo publicitário Marcos Estevan, professor da área de comunicação social e celebrante de casamentos. Mesclando histórias do casal e mensagens cristãs, o roteiro não poupou emoção e descontração.

 

Prática profissional

Os alunos do curso Fotografia de Casamento elogiaram o resultado do projeto desenvolvido pelo Senac Americana. Thiago de Jesus Machado, gerente de produção, destacou a oportunidade para aplicar os conhecimentos teóricos. “Às vezes, temos uma ideia, mas, na prática, as coisas acabam se transformando. Essa foi uma ótima oportunidade de ter contato com os desafios de um evento real”.

O fotógrafo Vinícius Rocha Domingues, que já havia cursado Formação Básica em Fotografia no Senac, decidiu buscar nova capacitação e saiu satisfeito com a experiência que teve a partir do curso Fotografia para Casamento. “Trabalhamos juntos com o pessoal de moda e de design de interiores e isso foi o máximo. Seria impossível ter uma experiência melhor”, contou.

O portfólio completo do Senac Americana está disponível no portal www.sp.senac.br/americana. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (19) 3621-1350 ou pessoalmente na unidade, que fica na Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo.

 

Comentários