RMC

Semana no Instituto CPFL tem dois encontros do Café Filosóficos e sessão dupla de “Paterson”

A exibição do filme “Paterson” (“Paterson”, EUA, 2016, 118 min, 14 anos), do aclamado diretor americano Jim Jarmusch, abre a programação da semana no Instituto CPFL, em Campinas, nesta quarta-feira, 11/04, às 19h. Parte da Mostra Cinema e Reflexão do Cine CPFL, o filme será exibido novamente na quinta-feira, 12/04, também às 19h. A entrada é gratuita.

“Paterson” conta a história de um motorista de ônibus de uma cidade do estado da Nova Jersey, nos EUA. Tanto o homem como a localidade têm o mesmo nome: Paterson. Diariamente, ele repete uma rotina simples: dirige sua rota, observando a cidade que se revela pela janela, ouve fragmentos de conversas, escreve poesias em um caderno e volta para casa para encontrar a companheira. Ao contrário do marido, o mundo da mulher está sempre mudando e ela tem novos sonhos todos os dias.

Com Adam Driver, Golshifteh Farahani, Rizwan Manji no elenco, o filme observa silenciosamente as vitórias e derrotas da vida cotidiana, e a poesia que se evidencia nos pequenos detalhes.

Também na quinta-feira, 12/04, às 19h, o Instituto CPFL recebe o psiquiatra inglês Theodore Dalrymple para o Café Filosófico CPFL especial “Nós e os outros: responsabilidade individual e justiça social”. O encontro, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no site, terá a mediação do filósofo Eduardo Wolf.

Dalrymple é conhecido por defender que os indivíduos são responsáveis por suas escolhas e a dependência do Estado na busca dessa justiça infantiliza a sociedade. Valendo-se de sua experiência como médico psiquiatra nas periferias de grandes cidades e em prisões de países como a Tanzânia e o Zimbábue, sua obra provoca um abalo em nossas convicções.

No dia seguinte, 13/04, também às 19h, o Café Filosófico CPFL retoma a programação da série “Grandes intérpretes para questões do século 21” com um debate conduzido pelo filósofo e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro sobre Sartre, política, ética e engajamento. O debate terá entrada gratuita e transmissão ao vivo no site.

A proposta é refletir sobre três textos do filósofo do existencialismo: “As mãos sujas”, obra fundamental para pensar a política, e dois textos que se opõem em alguns pontos: “Os comunistas e a paz”, de 1952, e “O fantasma de Stalin”, de 1956, e discutir como a questão do engajamento continua merecendo ser discutida.

Ainda durante a semana o Circuito CPFL levará cinema e atrações musicais, por meio do Cinesolar e do Parklet Musical, às cidades de São José do Rio Preto, Ituverava, Ibirá, São Joaquim da Barra, Franca, São Vicente e Ribeirão Preto.

E, para fechar a programação, a TV Cultura exibe no domingo, 15/04, às 21h, o Café Filosófico CPFL inédito com Renato Lessa sobre “O Abismo da Autonomia”.

Confira a programação completa em http://www.institutocpfl.org.br/agenda/

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br