Semana Estadual de Mobilização da Dengue, Chikungunya e Zika é realizada em Capivari


A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, promoverá no município a Semana Estadual de mobilização da Dengue com ações de orientação e informação sobre Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

 

A Semana que será realizada de 21 a 25 de novembro e recomenda que uma vez por semana, cada cidadão, cada órgão público, cada empresa, cada instituição ou entidade civil faça a vistoria no imóvel onde vive ou trabalha e tome providências para eliminar os recipientes com água parada. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito.

 

A ação contará com divulgação nas rádios e jornais, site e agentes de controle de endemias que farão orientação na Praça Central nas tardes desta semana e na entrada das escolas Castanho no dia 21, Pinto Antunes no dia 22, Padre Fabiano no dia 23, Moreto no dia 24 e Castelani no dia 25. Também serão realizadas palestras no Curso de Cuidador de Idosos no dia 21 e no CRAS nos dias 25 e 28 de novembro.

 

Todos podem contribuir para a prevenção e controle do Aedes Aegypti por meio da eliminação de criadouros e recipientes que acumulem água. Entre os mais frequentes estão: pratos de vasos de plantas, pneus, ralos, caixa d´água sem tampa, piscinas sem manutenção, calhas entupidas e embalagens vazias.

 

No caso de aparecimento dos sintomas como: febre intermitente, cefaleia (dor de cabeça), dores na região atrás dos olhos, nas costas, pernas e articulações, dor ao movimentar os olhos, cansaço extremo e fraqueza muscular, insônia, náuseas, perda de apetite e eritema (vermelhão da pele), procurar atendimento médico ou se dirigir a um Posto de Saúde mais próximo.

Mais informações na Vigilância Sanitária pelo telefone: (19) 3492-1606 ou na Vigilância Epidemiológica pelo telefone: (19) 3492-8205.

Comentários