Semana do Meio Ambiente estimula práticas sustentáveis em Santa Bárbara

Dia 5 de junho, é Dia Mundial do Meio Ambiente, data que a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste intensifica as ações de conscientização sobre uma vida sustentável. A Semana do Meio Ambiente começa hoje segunda-feira (5), com palestras ambientais e plantio de árvores, envolvendo parceria com a iniciativa privada. Além disso, nas redes sociais, a Prefeitura chama a atenção para os 7 Rs: repensar, recusar , reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar.

A programação gratuita segue até o dia 14 e conta com passeatas, oficinas, trilhas e plantio de mudas. As atividades são organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação por meio do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) “Fioravante Luiz Angolini” e DAE (Departamento de Água e Esgoto).

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, as ações são importantes para estimular as boas práticas. “Sustentabilidade é uma questão que não se limita somente ao segmento ambiental. O envolvimento em âmbito social torna-se fundamental. A inserção de práticas no nosso dia-a-dia que visam à diminuição da geração do impacto ambiental seja ao evitar jogar um resíduo em via pública ou mesmo ao realizar a separação de materiais dentro de casa para direcionar a nossa coleta seletiva, são atos imprescindíveis para estimularmos nossa conscientização e principalmente para assegurarmos uma qualidade de vida para nossas futuras gerações”, disse.

 

Confira a programação completa:

 

Segunda-feira (5):

8 horas – Visitação do Museu d’Água com palestras ambientais e plantio de mudas com alunos do Emefei “Professora Maria Martiniano Gouvea Valente  – Dona Bininha”
9 horas – Plantio com funcionários da TRBR

11 horas – Plantio de mudas de árvores com funcionários da empresa Denso
13h30 – Visitação do Museu d’Água com palestras ambientais e plantio de mudas com alunos do Emefei “Professora Maria Martiniano Gouvea Valente  – Dona Bininha”

 

Terça-feira (6):

9 horas – Programa Saúde na Escola (PSE) – Palestras sobre Guarda Responsável de Animais, Resíduos, Animais Sinantrópicos e Saúde.

9 horas – Palestra com técnico da CPFL sobre poda e segurança no trabalho

Estação Cultural

Evento gratuito aberto à população, profissionais do ramo e interessados

 

Quarta-feira (7):

8 horas – Atividades internas com funcionários da Secretaria de Meio Ambiente

 

Quinta-feira (8):

8 horas – Passeata Ambiental com os alunos da Emefei “Professora Purificacion S. Fonseca  – Dona Pura”

8 horas – Passeata Ambiental com os alunos da Emefei do Bosque das Árvores”

8 horas – SOS Creche – Ação Interna de prevenção ao mosquito Aedes aegypti

8 horas – Terra de água – projeto vinculado a Usina Furlan – Apresentação no Museu d´Água com os alunos da  ETEC “Prof. Dr. José Dagnoni”

 

Sexta-feira (9):

8 horas – Atividades no Parque dos Jacarandás –  Apresentação de oficinas como a de compostagem acompanhada por técnicos, além de exposições direcionadas à população

15 horas – Ação conjunta sobre destinação correta de resíduos com alunos do Ciep “Carmelina Pellegrino Cervone” e Emei “Eufrásia Garcia de Souza”

 

Quarta-feira (14):  Trilha Comanche – Projeto vinculado à Usina Furlan

Com alunos da E.E. “Comendador Américo Emílio Romi”, acompanhados por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e DAE