Semana do Meio Ambiente é aberta com plantio de árvore no Zoo/Paraíso da Criança em Piracicaba

Prefeito Barjas Negri e o secretário de Meio Ambiente, José Otávio Menten, participaram do evento; ações ambientais, educativas, culturais e sociais seguem até o dia 5

O prefeito Barjas Negri e o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, abriram oficialmente a Semana do Meio Ambiente 2017, hoje de manhã, no Museu do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), no Zoológico Municipal/Paraíso da Criança. Os vereadores Osvaldo Schiavolin e Isac Souza, além de Sérgio Camarda, vice-presidente do Instituto Vida, parceiro da Prefeitura de Piracicaba na realização do evento, também participaram do evento que segue até o dia 10/06. Para marcar o início das atividades, as pessoas presentes no evento plantaram uma muda de alecrim-de-campinas no Paraíso da Criança.

“É muito importante que tenhamos uma semana na qual as atividades e discussões sobre a preservação do meio ambiente sejam intensificadas. Gostaria que todos participassem e estimulassem os outros a participarem das ações”, convidou Barjas.

Menten lembrou que essa semana tem o objetivo de conscientizar e de fazer com que cada vez mais pessoas ingressem com vigor nesse trabalho de preservação, que melhora a cidade. “O objetivo é sermos modelo, como já temos visto em diversas áreas, como na de arborização e de destinação de resíduos, com a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que é referência nacional. Com isso podemos continuar nesse trajeto de prestar um serviço cada vez melhor para os piracicabanos”, disse Menten.

 

PROGRAMAÇÃO – Após a abertura, aconteceu a palestra Zoológico e Suas Contribuições para a Conservação da Fauna e para Educação Ambiental, também no Museu do Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Para as 11h estava marcado o plantio de árvores na Praça da Paróquia São José, no distrito de Tupi, com a participação de alunos, professores, diretores e funcionários da Escola Estadual Pedro de Mello. Por conta da chuva, essa atividade foi adiada e uma nova data será remarcada.

De hoje a sábado, acontece a exibição de filmes com temáticas ambientais no Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz, na Estação da Paulista, à avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580, na Paulista.

No dia 9 de junho, haverá o lançamento de projetos ambientais acerca do reúso da água, horta, compostagem, plantio de árvores e recuperação de nascentes, nas escolas estaduais de Piracicaba, parceria da Diretoria Regional de Ensino com o Instituto Vida.

DESTAQUES – Nos dias 10, 17 e 24 de junho, ações culturais paralelas ocorrem na cidade. No dia 10, sábado, entre as atividades, destaca-se o 31º plantio de árvores do Programa Plante Vida – Nascemos Juntos para Viver, projeto com mais de 50 mil árvores plantadas em parceria com as três maternidades: Unimed Piracicaba, Santa Casa de Piracicaba e Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). O evento será às 9h, na área verde do Jardim São Miguel, à rua José Rosário Losso, 87, no Castelinho.

Outro destaque é a Caminhada Ecológica, também no sábado (10/06), a partir das 16h30. A concentração e largada acontecem na avenida Renato Wagner (atrás do Lar dos Velhinhos) e a chegada na Praça da Paz, no Parque da Rua do Porto, com show da Banda Cantoá, às 18h.

Também nos dias 10, 17 e 24 de junho, acontece a exposição Bioartística de Ciências Naturais Natureza em Blocos, dos acervos da Empresa de Inteligência Ambiental e Social (EIAS). A mostra estará no Museu do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), no Zoológico Municipal, das 10h às 16h.

A Prefeitura e a Sedema têm ainda como parceiros as secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura e Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores. O Serviço Social do Comércio (Sesc) e Neptune Produções apoiam a semana.

SERVIÇO – Mais informações sobre a Semana do Meio Ambiente pelos telefones 3403-1245 e 3417-9494. A programação completa está disponível no site http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br/ e www.terravida.org.br