Semana de Incentivo à Amamentação tem início nesta segunda-feira em Nova Odessa

Palestra com médico pediatra Washington Luiz Fogagnoli, exposição e campanha para arrecadação de vidros para acondicionamento de leite materno estão na programação

 

“Juntos pela amamentação”. Com este slogan, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa inicia na segunda-feira, dia 14, às 9h, a Semana de Incentivo à Amamentação. Palestra com um médico pediatra sobre os benefícios do aleitamento, orientações de fonoaudióloga sobre o tema e campanha de arrecadação de frascos para acondicionamento de leite materno são algumas das atividades previstas para a abertura do evento, no auditório da Prefeitura.

 

“Amamentação é assunto sério. A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza que os bebês devem receber leite materno exclusivamente até os seis meses e que o aleitamento deve ser mantido até os dois anos. Orientamos as gestantes e mamães que passam por nossa rede de saúde, mas sentimos que é preciso ir além, conscientizando toda a sociedade”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

 

A campanha lançada pelo Ministério da Saúde neste ano tem como foco o apoio familiar no ato de amamentar. “É um gesto que envolve não apenas a mãe e o bebê, mas toda família. É um incentivo importante que protege a vida da criança, já que o leite materno contém todos os nutrientes necessários nos primeiros meses do bebê”, disse o secretário. “Além disso, o ato de amamentar fortalece o vínculo de mãe e filho”, continuou.

 

PROGRAMAÇÃO – Coordenadora da Semana de Incentivo à Amamentação, a nutricionista da Secretaria de Saúde, Ana Gisele Serafim Xavier Galhardi afirmou que o evento de abertura contará com palestra com o médico pediatra Washington Luiz Fogagnoli, no auditório da Prefeitura. O evento, que tem início às 9h, é gratuito e aberto ao público.

 

Além disso, a fonoaudióloga da Secretaria de Saúde também fará uma apresentação de conscientização sobre o tema, com orientações sobre a forma correta de amamentar.

 

“Teremos ainda a abertura da exposição ‘Juntos pela Amamentação’, com fotos da equipe e de algumas das mamães que passaram pela maternidade de nosso hospital, bem como orientações relacionadas ao tema”, disse.

 

A nutricionista destacou ainda que durante a semana haverá orientações e rodas de conversa com as gestantes sobre amamentação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A programação do evento conta ainda com uma campanha para arrecadação de frascos para acondicionamento do leite materno. “Hoje utilizamos, quando necessário, o banco de leite da Maternidade de Campinas. Com esta ação, enviaremos os frascos para que possam acondicionar o leite que é encaminhado para as cidades que atendem”, disse.

 

Segundo Ana Gisele, podem ser doados frascos de vidro de qualquer tamanho. “A única orientação é para que o frasco tenha a boca larga”, disse.

 

 

SERVIÇO:

Semana de Incentivo à Amamentação

Abertura:       14 de agosto de 2017

Horário:         9h

Local:             Auditório da Prefeitura (Avenida João Pessoa, 777 – Centro).

 

 

Comentários