Piracicaba

Sema apoia cursos de capacitação para produtores rurais oferecidos pelo Sebrae e Coplacana em Piracicaba


Convênio para os cursos de olericultura e fruticultura será assinado hoje

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), vai apoiar os cursos de olericultura (hortaliças) e fruticultura, realizados em parceria entre o Escritório Regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana de Piracicaba). O convênio, que será assinado amanhã, 22/02, às 10h30, durante a 3ª edição do Copla Campo, evento de agronegócio da Coplacana que acontece na Unidade de Grãos da cooperativa, na rodovia do Açúcar, km 157, também tem o apoio da Casa do Agricutor da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

 

De acordo com informações do agrônomo e gestor da área de agronegócio do Sebrae, Milton César de Paiva, os cursos irão promover a capacitação de produtores rurais de Piracicaba por meio de soluções em gestão, tecnologia, consultoria tecnológica e acesso a mercados, entre outras.

 

Na área de gestão, por exemplo, serão realizadas oficinas de planejamento da produção rural, aulas para o desenvolvimento de habilidades de liderança para a prática do cooperativismo e prestada consultoria financeira. Nas áreas de tecnologia e consultoria tecnológica, serão abordados tópicos como análise de solo, análise de água para uso na irrigação, nutrição de plantas, podas, fitopatologia e qualidade do produto agrícola. Outro ponto interessante será a possibilidade de conhecer o mercado de perto, por meio da participação nas feiras Agrishow 2017, em Ribeirão Preto, e a Hortitec, em Holambra.

 

Parceiros desde 2015, a Sema irá auxiliar o Sebrae na formação dos grupos para os dois cursos: 30 pessoas para o de olericultura e 25 para o de fruticultura. “A parceria da Sema com o Sebrae deu certo. Por meio dela já capacitamos muitos agricultores que melhoraram a gestão dos seus negócios”, ressalta Waldemar Gimenez, secretário de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba.

 

Segundo Milton César de Paiva, os interessados nos cursos, que acontecerão entre março e dezembro deste ano, podem ligar para o escritório do Sebrae para obter mais informações. De acordo com ele, graças à parceria entre Sebrae e Coplacana, os cursos terão custo zero para os participantes, que devem atender, no entanto, dois requisitos principais para se candidar a uma vaga: comprometimento e a efetivação da inscrição do CNPJ Rural.

 

SERVIÇO – Escritório Regional do Sebrae fica na avenida Rui Barbosa, 132, Vila Rezende. Informações sobre os cursos de olericultura (hortaliças) e fruticultura podem ser obtidas pelo telefone, com Milton ou Andréia.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br