24Horas Piracicaba

Sem filas, inscrições para o PEQ crescem 90% em Piracicaba

Mais uma vez, a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) de Piracicaba saiu na frente e inovou. Com o objetivo de evitar as longas filas, a pasta optou por utilizar a plataforma online na realização das inscrições para o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).

Entre os dias 22 e 27 de dezembro, 476 pessoas se inscreveram nos três cursos disponibilizados – do total, apenas 22 (4,6%) compareceram a Semtre para fazer a inscrição com auxílio. Os outros 95,4% realizaram todo o processo pela rede.

O número de inscritos é 90,6% maior quando comparado as ações anteriores – quando a inscrição era presencial, a média de interessados era de 250 pessoas.

“Aceitamos a proposta da Semtre e, pela primeira vez no Estado de São Paulo, realizamos as inscrições do PEQ online. A experiência foi positiva e devemos implantar em outros municípios”, afirma o secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado, José Luiz Ribeiro.

A lista dos aprovados estará disponível no site da Secretaria (www.semtre.piracicaba.sp.gov.br) na sexta-feira (29), às 11h30.

O curso de assistente administrativo foi o que teve maior demanda, 256 inscrições (53,78% do total), seguido de auxiliar de departamento pessoal, com 141 interessados (29,62%) e de operador de caixa com 79 inscritos (16,6%).

São oferecidas 60 vagas para cada curso – são duas turmas de 30 alunos em cada especialidade.

“A iniciativa foi um sucesso. Evitamos que as pessoas passassem horas em longas filas e que até mesmo que ficassem expostos no sol ou na chuva, como já ocorreu em outras ocasiões”, explica o secretário municipal do Trabalho e Renda, Evandro Evangelista. “Frente aos resultados, nosso objetivo é utilizar a metodologia em outras ocasiões”, acrescenta.

PERFIL
Das 476 inscrições contabilizadas no período, 368 foram feitas por mulheres, o que representa 77,31% do público. Diferente de edições anteriores, quando a maior demanda era por pessoas entre 18 e 24 anos, o maior índice de inscritos tem entre 25 e 39 anos – são 205 pessoas (43%).

Os solteiros somam 54,41% dos interessados em se qualificar e mais de 89,9% moram em Piracicaba há mais de dois anos. A maioria, 65,97% têm ensino médio completo (314 pessoas).

Os dados da Semtre apontam ainda que mais de 87% ganham até dois salários mínimos – 46,22% tem renda familiar de até um salário mínimo e 41,6% de até dois salários mínimos.

MATRÍCULA
Os aprovados no curso de assistente administrativo devem fazer a matrícula no dia 3 de janeiro de 2018, na Semtre, às 14h. Os que conseguiram uma vaga na área de departamento pessoa devem comparecer na Secretaria no dia 4 de janeiro, no mesmo horário. Os aprovados para as aulas de operador de caixa fazem a matrícula no dia 5 de janeiro, também às 14h. A aula inaugural acontece no dia 17 de janeiro.

DOCUMENTAÇÃO
Para a efetivação da matrícula será necessário apresentar a cópia e o original do RG, CPF e comprovante de escolaridade, o original do comprovante de residência, carteira de trabalho, título de eleitor e carteira reservista.

 

A Semtre fica na Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, no Centro. Informações pelo telefone (19) 3437-2220.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br