Seguuuuuura, Peãoooo! Você sabe quem criou este bordão?

O locutor de rodeio, a alma do esporte, é um verdadeiro show à parte na arena 

 

A história das provas esportivas nasceu dentro das fazendas, onde os peões e trabalhadores realizavam a prática cotidiana no menor tempo possível. Das fazendas, estas atividades foram se aperfeiçoando, exigindo técnicas ainda mais aprimoradas e se tornaram definitivamente competições nas arenas do Brasil, Estados Unidos, México, Canadá e Austrália.

 

Para tornar a prova ainda mais emocionante e contar os fatos marcantes da montaria, dando ênfase ao desempenho do homem e do animal, porque diferente do que muitos pensam, eles competem juntos na somatória das notas, nasceu o locutor de rodeio.

 

Certamente você já ouviu a bordão “Seguuuuuura, peãoooo!”. A frase foi criada pelo lendário José Antônio de Souza, mais conhecido como ‘Zé do Prato’, sem dúvida, o maior locutor de rodeio de todos os tempos.

Com simpatia e humildade, conquistou multidões em todo o país, pessoas que vibravam e respondiam aos seus chamados de dentro da arena.

 

Zé do Prato ou ‘Anjo Negro’ foi o responsável pelo início da Festa do Peão de Americana há 32 anos, encorajando e incentivando os membros do Clube dos Cavaleiros a organizar o evento, que se transformou no segundo maior e mais importante rodeio do país. “A Festa do Peão de Americana só aconteceu por causa do Zé do Prato. Em 1981 eu estava em Tanquinho (cidade do interior paulista) e conheci o o Zé. Tanquinho realizava uma festa menor, compacta. Ali percebi de fato o brilho, o carisma em falar das pessoas, dos animais e dos competidores. Foi naquele momento que brotou dentro de mim a vontade de fazer uma festa. Comecei a viajar atrás do Zé do Prato, conhecer melhor os eventos, isso em festas da região e fora também. Nos tornamos amigos até que em 1987 nasceu a Festa do Peão de Americana, que certamente não seria realizada sem o Zé do Prato, nosso patrono”, explica Beto Lahr, presidente do Clube dos Cavaleiros e da Festa de Peão.

 

Em Americana, Zé do Prato narrou durante cinco edições, de 1987 a 1991 – ano em que participou da maior festa de sua vida como locutor de rodeio. “O Zé é tudo pra nós”, endossa Beto.

 

Hoje, quem comanda a festa, é Jorge Moisés. Em 2018 ele comemora 30 edições consecutivas na arena. Discípulo de Zé do Prato, nasceu em Riolândia (SP) e competiu durante anos na modalidade cutiano. Em 1989, início da carreira como locutor, conheceu seu mestre e, juntos, percorreram todo o interior de São Paulo, chegando em Americana para o início da Festa de Peão. Com a morte de Zé do Prato, Jorge assumiu o comando da locução em 1992.

‘Cavuca Marruco Véio’ é a marca registrada de Jorge Moisés, sempre irreverente e bem-humorado. Como ele mesmo diz, “Aprendi tudo com o Zé do Prato. Durante as minhas locuções, eu digo: ‘ Aqui é Puro Zé do Prato’”, fazendo alusão ao próprio estilo.

 

Se a locução é a verdadeira paixão de Jorge Moisés, a música não fica atrás. Ele canta e compõe canções que já foram interpretadas por Edson e Hudson, Gino e Geno, Guilherme e Santiago, Rionegro e Solimões (Vida Louca – tema da novela A Favorita), dentre tantos outros artistas.

 

Jorge Moisés está no topo do ranking dos locutores de rodeio mais importantes do país, ao lado de Asa Branca, Almir Cambra, Barra Mansa, Gleydson Rodrigues, Marco Brasil e Cuiabano Lima. E engana-se quem acha que as mulheres não têm espaço na locução. Mara Magalhães é apenas um exemplo de sucesso, afinal, foi a primeira e mais famosa locutora de rodeio.

 

“Americana reafirma seu compromisso com a tradição a cada ano. Zé do Prato fez muito por nós, foi o primeiro locutor da festa e hoje temos Jorge, que sem dúvida, é uma verdadeira estrela na arena”, encerra Beto.

 

 

Os ingressos para a Festa do Peão de Americana já estão sendo comercializados no Clube dos Cavaleiros de Americana, em um dos pontos de venda relacionados em www.festadopeaodeamericana.com.br ou pelo site www.totalacesso.com.br

 

 

Programação de shows:

Dia 8 de Junho | sexta

Anitta, Marília Mendonça e Samhara

 

Dia 9 de Junho | sábado

Simone e Simaria (Coleguinhas), Wesley Safadão e Dennis DJ

 

Dia 10 de Junho | Domingo da Família São Vicente

César Menotti e Fabiano e Matheus e Kauan

 

Dia 12 | terça

Vintage Culture, Thiaguinho e Atitude 67

 

Dia 15 de Junho | sexta

Henrique e Juliano e Gusttavo Lima

 

Dia 16 de Junho | sábado

Jorge e Mateus, Alok e Cleber e Cauan

 

Dia 17 de Junho | Domingo da Família São Vicente

Clássico: Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marrone

 

 

Serviço:

32ª Festa do Peão de Americana 2018

8 a 17 de Junho

Parque de Eventos CCA

Rodovia Anhanguera KM 121

Site oficial: www.festadopeaodeamericana.com.br

Facebook: www.facebook.com/festapeaoamericana

Instagram: www.instagram.com/festaamericana

Youtube: www.youtube.com/user/festapeaoamericana

Comentários