Até 2020, dois terços dos bancos esperam se tornar líderes digitais, segundo Global Bank Outlook 2018, elaborado pela EY

 

O investimento em tecnologia, com a implementação de serviços digitais, será prioridade em 2018 para 85% das instituições financeiras, segundo o Global Banking Outlook 2018, estudo elaborado pela EY. A pesquisa contou com a participação de 221 instituições, e mostrou que atualmente apenas 19% dos bancos se consideram líderes digitais, enquanto mais da metade (62%) tem como expectativa atingir esse patamar até 2020. No Brasil, atualmente nenhuma empresa se considera líder digital.

Nesta edição do estudo, 70% dos entrevistados planejam investir em tecnologia para fortalecer seu posicionamento competitivo e ganhar participação de mercado. Outro ponto que segue em destaque nos resultados globais é a retenção de talentos. Segundo 83% dos entrevistados está cada vez mais difícil a contratação de especialistas com formação e experiência digital.

“É importante que as instituições financeiras estejam preparadas hoje para atuar no futuro com eficiência alavancando novas tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e robótica”, afirma Rafael Schur, sócio de consultoria para o mercado financeiro da EY.

Em 2018, o investimento em tecnologia para 59% dos bancos entrevistados deve aumentar em mais de 10%. “As empresas brasileiras afirmam que o estabelecimento de parcerias é a principal forma para executar os novos investimentos em tecnologias emergentes como cibersegurança, internet das coisas e inteligência analítica”, conclui Schur.

Sobre a EY

A EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. Nossos insights e os serviços de qualidade que prestamos ajudam a criar confiança nos mercados de capitais e nas economias ao redor do mundo. Com isso, desempenhamos papel fundamental na construção de um mundo de negócios melhor para nossas pessoas, nossos clientes e nossas comunidades. No Brasil, a EY é a mais completa empresa de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, com 5.000 profissionais que dão suporte e atendimento a mais de 3.400 clientes de pequeno, médio e grande portes. A EY Brasil é referência na implementação de políticas de mobilidade corporativa, com destaque para o conceito de Escritório do Futuro – local que privilegia a colaboração, a flexibilidade e o engajamento das pessoas por meio de áreas comuns, rotatividade de estações de trabalho e otimização do uso de recursos tecnológicos.