Secretário discute despoluição da Represa do Salto Grande em reunião com o PCJ

A luta pela despoluição da Represa do Salto Grande ganhou mais um apoio importante: os Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Com o objetivo de unir forças e buscar soluções para o problema ambiental, foi realizada nesta sexta-feira (7) uma reunião com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, o presidente do PCJ, Barjas Negri, que também é prefeito de Piracicaba, o deputado federal Vanderlei Macris, além dos vereadores Gualter Amado, Pedro Peol, Welington Rezende e Rafael Macris, que é relator da Comissão de Despoluição da Represa do Salto Grande da Câmara Municipal de Americana.

Durante o encontro foram discutidas ações possíveis na busca de recursos para a elaboração e execução de um projeto para despoluição da represa e também do Rio Atibaia. “Fomos muito bem recebidos pelo Barjas, que demonstrou total disposição em colaborar com as ações que são necessárias nesta luta tão importante. Agora, ele vai realizar reuniões internas para designar representantes do PCJ que possam nos ajudar nos avanços das tratativas para a despoluição”, explicou o secretário Odair Dias. Também foi tratado sobre a possibilidade de conversão de multas de caráter ambiental, já aplicadas a empresas de médio e grande porte.

Segundo o secretário, o encontro com o PCJ é um desdobramento das reuniões realizadas em Brasília, no início do mês passado. “Na ocasião, nos reunimos na Agência Nacional das Águas e no Ministério do Meio Ambiente, juntamente com os deputados Chico Sardelli e Vanderlei Macris, além do vereador Gualter. Apresentamos as dificuldades enfrentadas para despoluição da represa e também o projeto de um sistema de tratamento que pode contribuir para a solução desse problema. Entre os encaminhamentos posteriores que tivemos está o envolvimento de órgãos regionais para união de forças”, ressaltou Odair.

Nas próximas semanas, outra reunião deve ser realizada com os representantes do PCJ para dar andamento aos trabalhos conjuntos.

 

Comentários
Posted Under