16 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Secretaria de Saúde de Nova Odessa receberá R$ 149,8 mil para investimentos em equipamentos

Compartilhe essa notícia!

Valor é proveniente de emenda do senador Aloysio Nunes

 

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa receberá R$ 149,8 mil do Ministério da Saúde para compra de equipamentos e um veículo. O valor é proveniente de emenda do senador Aloysio Nunes (PSDB).

 

“Esse montante está vindo em boa hora. Estamos adquirindo equipamentos para uso nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e certamente vai melhorar nossa infraestrutura para atendimento dos pacientes”, disse o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

 

O secretário lembrou que recentemente esteve em Brasília junto do deputado federal Vanderlei Macris, ocasião em que verificou o andamento desta emenda e também protocolou outras solicitações para o Município. “O Macris tem um carinho e atenção muito grande com Nova Odessa e me auxiliou no trâmite e desburocratização da emenda. Este valor será investido na atenção básica, que é onde é dado o atendimento primário aos pacientes”, afirmou.

 

Com o valor será adquirido um veículo zero quilômetro para uso da Secretaria de Saúde e também equipamentos para as UBSs do Centro, São Manoel, Jardim Alvorada e para a Unidade Básica de Acesso Avançado do Jardim São Francisco.

 

Segundo Cocato, entre os equipamentos a serem adquiridos estão câmaras para conservação de imunobiológicos, poltronas de soroterapia, uma seladora, desfibriladores, eletrocardiógrafos, carrinho de curativos, otoscópio, entre outros itens. “São 50 equipamentos e materiais que estão sendo adquiridos com esta emenda. O Município só tem a agradecer ao senador e ao deputado por estarem sempre dispostos a nos ajudar”, afirmou. “O dinheiro já está no Fundo de Saúde do Município e já estamos em processo de aquisição destes itens”, continuou.

 

O secretário lembrou que a Administração tem feito nos últimos meses inúmeros investimentos da rede básica de saúde com intuito de oferecer mais conforto e melhor estrutura aos pacientes e funcionários.

 

Entre as adequações feitas recentemente pela Secretaria de Saúde estão mutirões para zerar e normatizar a fila de espera de alguns exames, ampliação do horário de atendimento nas UBSs até as 17h e implantação da Unidade Básica de Acesso Avançado no Jardim São Francisco com horários expandidos às segundas, quartas e sextas-feiras até as 19h, além da contratação de novos profissionais de saúde, entre eles cardiologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

 

Nos últimos meses houve mudança também do horário para agendamento de transporte de ambulância, retirada de exames e atendimento na ouvidoria do Ambulatório de Especialidades, adequação do agendamento com médicos especialistas, que agora é feito apenas com encaminhamento após atendimento nas UBSs ou em casos de retorno, e transferência do cadastro do cartão de Saúde para os postos de saúde.

 

Também foram implementadas medidas junto aos funcionários, entre elas obrigatoriedade do uso de crachás – facilitando a identificação pelo paciente -, e na infraestrutura da rede pública de saúde. A recepção do pronto-socorro recebeu sala de espera específicas para crianças, gestantes e visitas. Além disso, houve alteração no local de entrada e saída dos funcionários, prestadores de serviços, pacientes e visitas, ampliação do protocolo para classificação de risco dos pacientes, entre outras ações.

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!