Secretaria de Meio Ambiente divulga o Dia Mundial dos Animais


A Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Americana está divulgando, por meio do projeto “Comemorando e Preservando, o Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro. O objetivo da divulgação é criar uma oportunidade de reflexão sobre a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos devem ter com meio ambiente. A data começou a ser comemorada em 1931, em um Congresso Ambiental na cidade de Florença, na Itália.

 

A escolha do dia 4 de outubro foi uma homenagem ao Dia de São Francisco de Assis, também comemorado nesta data. Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido apenas como São Francisco de Assis, foi um frade católico que viveu entre 1182 e 1226 e ficou conhecido por se preocupar com os animais e com o meio ambiente. Por esta ligação religiosa, igrejas de todo mundo abençoam animais neste dia.

Segundo dados, cerca de 65 bilhões de animais são mortos a cada ano para produzir carne, ovos e laticínios. Há também os animais explorados em laboratórios e os animais selvagens capturados e mortos que veem o seu habitat ser destruído por humanos.

Os animais são seres sencientes, ou seja, sofrem e sentem prazer ou felicidade, e merecem respeito. Muitas pessoas passam a vida com um cão ou gato e dedicam o seu tempo e amor aos seus cuidados. Todos os animais merecem essa mesma dedicação.

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Posted Under