Secretaria de Cultura inicia capacitação para elaboração do Plano Diretor de Turismo

Representantes da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) iniciaram, nesta quarta-feira (16) uma capacitação no Senac, cujo propósito é a elaboração do Plano Diretor de Turismo, uma das exigências legais para que a cidade consiga o status de Município de Interesse Turístico. A previsão é de que o curso seja finalizado até meados de outubro. No decorrer do processo, o Senac terá também o papel de consultor, compilando as informações levantadas pelos participantes, num esforço conjunto para a elaboração do documento.

 

O treinamento é composto de quatro módulos: diagnóstico da atividade turística; elaboração de diretrizes para o turismo; desenvolvimento do mapa turístico da cidade; e elaboração de um plano de ação do turismo. Após a conclusão dos trabalhos e do Plano Diretor redigido, o projeto deverá ser encampado por algum deputado da cidade, que se incumbirá de apresentar a proposta ao governo do Estado.

 

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, além da notória especialização, a decisão pela contratação do Senac se deu pela economia que trará para os cofres da Prefeitura, uma vez que a instituição cobra um sexto do valor praticado por outras entidades similares.

 

“Faz parte do projeto de fortalecimento turístico a implementação do Receptivo Turístico, que funcionará no espaço onde hoje está o Portal de Americana. Pretendemos aproveitar, ainda, todos os pontos turísticos e históricos de Americana, como aqueles que pertencem ao Roteiro Raízes, como Casa de Cultura Hermann Müller, Casarão do Salto Grande, casas do bairro Conserva, bairro Carioba, Biblioteca Municipal e Estação Ferroviária. Está prevista, ainda, a criação de um Roteiro dos Sonhos, com visitas à Casa do Conto, Parque Ecológico e Observatório Municipal”, afirmou o Giuliani.

 

 

Unidade de Imprensa

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