Secretaria da Saúde de Capivari alerta sobre a Conjuntivite

A Vigilância Epidemiológica observou um aumento significativo no número de notificações da Conjuntivite. Sendo assim, com o intuito de prevenir a população, a Secretaria da Saúde informa sobre a doença e as medidas preventivas para que não se espalhe pela cidade.

A doença

A conjuntivite viral caracteriza-se por olhos avermelhados, lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada em pouca quantidade, sensação de areia nos olhos. Tem duração de aproximadamente 15 dias entre a evolução e a cura.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente, por objetos contaminados (toalhas, travesseiros, lenços, lápis, copos, etc), quando não são observadas cuidados de higiene pessoal. Dissemina-se, rapidamente, em ambientes fechados como: escola, creche, escritórios, fábricas.

Medidas preventivas

Sugere-se o afastamento de pessoas com conjuntivite viral aguda dos ambientes coletivos por pelo menos sete dias. Recomenda-se cuidados com higiene pessoal, como: lavar com frequência as mãos e o rosto com água e sabão; evitar coçar os olhos; usar, quando possível, lenços e toalhas descartáveis e/ou individuais, utilizar travesseiros individuais, evitar o uso de objetos (lápis, copos) de pessoas com conjuntivite; evitar atividade de grupo; enquanto secreção ocular estiver presente, evitar frequentar piscinas e uso de lentes de contato; limpar com as superfícies que foram tocadas por pessoas com conjuntivite com água e sabão e, posteriormente, com álcool 70%.

Todo caso de conjuntivite deve ser encaminhado ao serviço de saúde para diagnóstico e orientações, quanto ao tratamento e controle.

Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica pelo telefone: 3492-8205 ou pessoalmente na Rua Padre Haroldo, 553, centro.

Comentários