29 de março de 2024

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Se comunicando pela produtividade

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Por Rodrigo Bernardino

Há alguns anos senti a necessidade de estudar comunicação e entender a força que ela tinha sobre as relações de trabalho. Após muitas análises e conhecimentos práticos tive uma confirmação, sem ela é muito difícil qualquer instituição ter resultados e ser promissora.

A grande verdade é que os setores das organizações precisam entender a importância que se comunicar entre si faz, para o crescimento da empresa através de resultados práticos.

O grande fator de importância que destaca os profissionais das empresas é a forma de como eles enxergam o processo de trabalho. A minha memória se reporta a uma instituição que tive oportunidade de dar consultoria onde era muito difícil se comunicar com o departamento de comunicação, soa até complicado a explicação, mas é o que realmente acontecia por lá.

A presença da responsável pelo departamento era um caos para o clima da equipe de bons profissionais e que sempre buscaram crescer e aprender.  Notava constantemente as negativas dela, os estagiários que faziam parte da equipe, não podiam sugerir nada e ela sempre destacava o não, que pesava o ambiente, impossibilitando o crescimento pessoal e profissional da equipe. Acredito que os gestores de qualquer projeto, departamento e empresa, tem que estar disposto a ensinar, a passar conceitos, a questionar e a fazer não somente a integração da equipe e departamentos, como as inclusões nos processos, fazendo com que as pessoas se sintam importantes, responsáveis e que possam acreditar na própria capacidade de desenvolvimento como profissionais.

O que é importante não esquecer, que não existe produtividade sem pessoas, sendo assim lidar bem com ela é importante para se alcançar este objetivo, e algumas dicas são necessárias para se comunicar mais e melhor;

  • Desenvolva bem sua imagem

Além de cuidar da sua imagem pessoal, como roupas adequadas, cuidados com o cabelo e a pele, ter boa escrita e boa conversa são imprescindíveis, mas é necessário cuidar de outros aspectos da sua imagem.

A simpatia, bom relacionamento com colegas de trabalho, disposição em contribuir independente do cargo que ocupa, também faz parte deste requisito.

O que eu gosto bastante e indico sempre é ter bom humor, lembrar-se do nome das pessoas que trabalham perto de você, tentar se envolver de forma educada e até descobrir pontos em comum, posicionamentos e automaticamente criar ligações.

  • Escute as pessoas

Não adianta trabalhar se comunicando, se não consegue ouvir o que as pessoas têm a dizer. O maior desafio de qualquer profissional é aprender a ouvir as ideias das pessoas e acrescentar, sem interromper ou julgar mesmo que sem querer a importância do seu posicionamento em relação ao do outro.

Quando tomamos esta atitude de não ouvir, somos muitas vezes excluídos de conversas, de decisões que poderia ter sido diferente com um compartilhamento geral. Então se interesse pelo que as pessoas têm a dizer, faça perguntas, questione, elogie, mostre que qualquer opinião mesmo contraria a sua, é importante para o crescimento da relação, da equipe, do departamento e por fim da empresa ou instituição.

  • Saiba como falar

Falar e se expressar é bem diferente, existem pessoas que falam bastante, mas não conseguem se expressar, não conseguem ser claros e objetivos, sendo assim é importante entender o que deseja transmitir, através do conhecimento de público, do objetivo e da importância do assunto transmitido.

Outro ponto é a argumentação e para isto é importante ter um vocabulário rico através da leitura, então leia de tudo, bons livros, jornais, revistas e até bulas de remédio.

Acredito que até mesmo o treino de novas pronúncias, como as palavras de mercado que são utilizadas e certifique-se que o interlocutor esteja compreendendo no contexto correto que deseja argumentar.

O mais importante é falar baixo, sem que o timbre da sua voz soe grosseiro, fazendo com que o clima de briga e ignorância seja protagonizado por você.

  • Utilizando a conversa

Se preocupe com a forma que irá iniciar qualquer conversa. O que me dá pânico é receber um e-mail, mensagem, ou até mesmo ver publicações nas redes sociais com abreviação de palavras, isto não é legal, não é moderno e causa sempre desconforto e faz o receptor repensar a sua real competência.

Não utilize gírias, mesmo que tenha intimidade, a prática leva a perfeição já disse alguém certa vez, mesmo que ache que falando ou escrevendo inadequado com uma pessoa próxima não fará em outro contexto, pode ser que seja enganado pela sua própria percepção e cause constrangimentos irreparáveis para sua credibilidade como profissional.

  • Opinião é tudo

Ao dar sua opinião, não se baseie em achismos, garanta que sua fala é correta e você já tem experiência no que está falando. Tenha argumentos sólidos, para que você consiga confiança e segurança ao falar de qualquer assunto.

  • Seja inclusivo

Uma vez um amigo que é Educador e Pesquisador da área de inclusão na cidade de São Paulo, Tharlyns Prynces, comentou a diferença de Integração e Inclusão, ele defende que muitas vezes as pessoas estão integradas a um ambiente, mas não estão inclusas. Ele tem toda razão, por isto inclua as pessoas nas tomadas de decisões, pergunte, questione, discuta, peça opinião, isto fará os colegas de trabalho se encorajar e contribuir ainda mais com a empresa.

  • Saiba dar Feed Back

O mais importante e necessário para um profissional é receber feed backs, isto ajuda no crescimento profissional, mas saiba que o elogio sempre deve ser em público, mas a crítica sempre em particular, visando claro, o momento certo e o contexto. Isto fará com que as pessoas te considerem como líder e ser humano, que se coloca no lugar das pessoas e sabe conversar.

  • Foco nas apresentações e reuniões

Saiba qual é o melhor momento para expor suas ideias e reclamações em público, principalmente se estiver em um espaço com pessoas que tem poder de decisão e argumentação. Ao expor suas ideias, esteja ciente de possíveis críticas e encare tudo no âmbito de trabalho como profissional e não pessoal, mesmo que não seja bem assim.

O mais importante é o respeito entre as pessoas, saiba falar e ouvir saiba agir com sabedoria e evite constrangimentos, discussões desnecessárias, lidar com as pessoas não é fácil, porém não é impossível.

O que seria do mundo sem os desafios constantes e das realizações, todos temos dentro de nós a capacidade de ser melhores, e não adianta achar que sabemos mais do que outro, o compartilhamento de conhecimento nos faz crescer e aprender e o aprendizado transforma nossa trajetória profissional e pessoal.

A produtividade só acontece com interesse, buscar o desenvolvimento que faz com que suas atividades dentro de uma organização consigam ser mais eficazes e melhores deve ser o objetivo de todos nós.

 

Sobre Rodrigo Bernardino

Rodrigo Bernardino é fundador do Grupo Mostra de Ideias, especialista em comunicação e imagem profissional. Formou-se em Jornalismo e se especializou em Produtos, Marcas e Serviços e Marketing. Atualmente atua na área de imprensa, formação de imagem com foco no desenvolvimento da criação de autoridade profissional e de imagem de pessoas e empresas. É produtor audiovisual e ministra palestras voltadas para comunicação e gestão de empresas e entidades em todo o Brasil.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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