29 de março de 2024

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SBO: DAE esclarece coloração escura na água

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Diante das reclamações de “água suja”, que envolve parte da região central e bairros adjacentes, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste esclarece que a situação ocorre devido às constantes manutenções nas tubulações antigas que compõe a rede de distribuição de água tratada dessa microrregião. Para minimizar os reparos, o departamento está priorizando os trâmites licitatórios para a continuidade das obras de substituição de redes e adutoras desses pontos considerados precários.

O DAE afirma que essa situação, atípica em Santa Bárbara d’Oeste, nada tem a ver com o tratamento da água, que continua atendendo a legislação do Ministério da Saúde, portaria 2914/2011, e mantém a distribuição do líquido na cidade com a ótima qualidade que diferencia dos outros municípios.

2Após cada intervenção em rompimentos de redes, onde a terra acaba adentrando nos tubos e se mistura na água tratada, ocasionando o aspecto de “água suja” nas torneiras das casas, o DAE realiza descargas na tubulação envolvida com intuito de limpar a mesma e deixar voltar a turbidez e a cor normal da água para as residências atingidas. Ação que pode se repetir no dia seguinte ao reparo.

Dentre os pontos de descarga, o hidrante da Av. Corifeu de Azevedo Marques, alvo recente de denúncia de pessoas que presenciaram o descarte da “água suja” proveniente do conserto da adutora que se rompeu por três vezes seguidas, nesta semana, é parte integrante. Diante do período de estiagem que estamos vivenciando, tal procedimento causou suspeita nos munícipes de desperdício da água por parte do DAE. A medida é considerada necessária para esses casos.

O DAE pede a compreensão dos moradores que passam por esse incômodo e orienta os moradores que fechem o registro de entrada da água das suas residências quando notarem a falta d’água na rua, e aguardem até que o reabastecimento volte ao normal. Com isso, evita que partículas de terra retornem junto com a água para os reservatórios próprios dos imóveis, quando do restabelecimento da água. Para informações e reclamações, o DAE disponibiliza o nº 0800-770-3459, canal direto com o consumidor.

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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