SBO: Campanha para diagnóstico de Sífilis é encerrada com 85 testes

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste encerrou no sábado (8) a campanha para diagnóstico de Sífilis. Promovida durante a última semana, a ação foi responsável pela realização de 85 testes. Aberta à população em geral, a iniciativa foi encerrada na UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Joel Lincoln May Keese”, no Vista Alegre, com a realização de testes durante o período da manhã.

A sífilis é uma doença de fácil diagnóstico. Na rede pública é possível realizar tanto exames laboratoriais quanto testes rápidos – com resultados entregues 15 minutos após a coleta. Quando a doença é diagnosticada precocemente, o tratamento disponibilizado pelo SUS é muito eficaz e rápido, tendo duração de aproximadamente três semanas com o uso de antibiótico.

Quando não ocorre um diagnóstico precoce, a doença pode levar a sérios comprometimentos de saúde, como doenças neurológicas, quadros de demência, cegueira, manifestações cardíacas e ósseas graves. Durante a gestação, a sífilis pode causar aborto espontâneo e nascimento prematuro. A sífilis congênita (transmitida durante a gestação) também é grave, podendo causar convulsões, malformações múltiplas, deformidades ósseas, lesões de pele e renais.

Prevenção durante o ano todo

Os testes rápidos e convencionais para Sífilis podem ser realizados durante todo o ano no AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas), situado na Avenida Sábato Ronsini, 203, na Vila Linópolis. Dúvidas ou informações podem ser obtidas por meio dos telefones (19) 3454-8466 e 3455-2490. O horário de atendimento é das 7 às 16h30.
 

Comentários