Saúde realiza capacitação sobre câncer bucal em Americana

A Secretaria de Saúde de Americana realizou hoje (3/5) uma capacitação com o objetivo de atualizar os dentistas sobre os cuidados com os portadores de câncer bucal, bem como melhorar a capacidade de diagnóstico da doença. O evento foi realizado no auditório da Secretaria e contou com aproximadamente 60 dentistas, dos quais dez atuam em cidades da região.

A capacitação foi organizada pela equipe da Saúde Bucal do município e teve como convidado o especialista em estomatologia e professor do Departamento de Diagnóstico Oral da Unicamp (Universidade de Campinas), Alan Roger dos Santos Silva, que proferiu a palestra.

Em sua explanação ele apresentou os tipos de tratamento odontológico que devem ser destinados aos pacientes antes de iniciar a radioterapia e a quimioterapia, além de abordar temas como, os cuidados aos pacientes portadores de câncer bucal, os procedimentos para o diagnóstico, as principais feridas sugestivas para o câncer bucal, entre outros.

A coordenadora da Saúde Bucal, Claudia Borelli, explicou que a palestra faz parte da campanha de combate ao câncer bucal, concomitante à campanha de vacinação da gripe, e que a expectativa é treinar os profissionais para ampliar e melhorar o diagnóstico. “Nós estamos na campanha do câncer bucal e todas as unidades estão fazendo o exame. Quem tiver [o paciente] alguma suspeita de lesão será agendado com o cirurgião bucomaxilofacial para os procedimentos necessários e o devido tratamento”, esclareceu.

Comentários