My Twitter Feed

December 11, 2016

Casa de Aço Modulações

Saúde realiza campanha Fique Sabendo em Americana


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Assistência Especializada em Infectologia e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), inicia na sexta-feira (25) a campanha Fique Sabendo, que tem como objetivo incentivar a população para realizar os testes de HIV e Sífilis.

 

Com início programado para o dia 25 de novembro, a campanha irá disponibilizar testes rápidos e convencionais (exame de sangue) em diversas unidades de saúde, até o dia 1º de dezembro, data estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

 

De acordo com a enfermeira coordenadora do programa DST/AIDS do município, Marinilze Rodrigues da Silva Giubbina, o maior desafio é convencer a população sobre a importância de realizar o exame. “As pessoas precisam se conscientizar de que ficar sabendo ser soropositivo não é nenhuma sentença de morte, mas o diagnóstico precoce é de suma importância para manter o paciente livre das complicações causadas pelo HIV, quando não se tem o tratamento adequado”, alertou.

 

Marinilze explicou que existem casos de pessoas, cujas famílias só tiveram conhecimento de que elas eram portadoras do HIV depois de ter sido constatado o óbito. “São mortes que poderiam ser evitadas se essas pessoas tivessem antes procurado o serviço e realizado o teste”, comentou a coordenadora.

 

Uma vez constatada a infecção pelo vírus, seja HIV ou sífilis, o SAE/CTA inicia o processo de aconselhamento junto à equipe, realizando o acompanhamento do paciente, fornecendo todas as orientações, apoio psicológico e medicamentos.

 

A coordenadora ressaltou a importância de se reduzir a carga viral, por meio do tratamento, já que isso tem um papel fundamental na diminuição dos casos de novas infecções, pois o uso correto e continuado dos medicamentos permite que a transmissão do vírus para outros indivíduos seja praticamente nula.

 

Os exames feitos por meio de sorologia levam, em média, de 10 a 15 dias para se obter o resultado, Já os testes rápidos ficam prontos em até 30 minutos, o que garante maior agilidade no tratamento.

 

Inicialmente serão destinados 20 testes rápidos para cada unidade referenciada na campanha, porém, o SAE/CTA mantém um estoque regulador desses testes, sendo que a reposição será feita de acordo com demanda.

 

Os testes rápidos serão oferecidos, das 8h às 15h, nas unidades: ESF da Praia Azul, UBS do São Domingos, UBS do Parque da Liberdade, ESF Parque das Nações e no próprio ambulatório do SAE/CTA.

 

Já os exames sorológicos poderão ser realizados na UBS da Vila Mathiensen (das 9h às 11h), UBS São Luiz (das 13h30 às 15h), UBS do São Domingos (das 10h às 11h30), UBS do São José – região da Cidade Jardim – (das 14h às 15h) e ESF Jaguari (das 9h às 10h30). Todos os exames são gratuitos.

 

O SAE/CTA está localizado na Avenida da Saúde, nº 485, Jardim Nossa Senhora de Fátima – Telefones (19) 3468-3906 / (19) 3478-3039.

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

comentários

Comments are closed.