Saúde: Núcleo opera sem três especialidades e em meio a mato alto em Americana

O vereador Welington Rezende (PRP) vistoriou na manhã desta segunda-feira (17) as instalações do Núcleo de Especialidades Médicas, no bairro Cordenonsi, em Americana, e verificou que a unidade não possui médicos em três especialidades: Endocrinologia, Gastroenterologia e Reumatologia. A informação foi confirmada ao vereador pela coordenação da unidade de saúde. Conforme a Prefeitura de Americana, 400 pacientes são atendidos no local diariamente.

“Hoje a população Americana não pode contar com três especialidades no próprio Núcleo de Especialidades. Não existe nenhum profissional para tratar de doenças relacionadas à Endocrinologia, Gastroenterologia e Reumatologia. Sabemos que a demanda é grande”, disse o vereador.

Rezende averiguou ainda a demora de marcação de consultas e longa espera para pacientes conseguirem atendimento médico no local. “Tem o caso da moradora do Mathiensen Maria José Sebastião Tallo, que tenta há um ano marcar dermatologista e não consegue. Além dela, vários pacientes estão com o mesmo problema”, disse.

O parlamentar também constatou a falta de manutenção na unidade. De acordo com Rezende, o mato alto na área interna do Núcleo de Especialidades leva riscos e invasão de insetos e bichos peçonhentos aos pacientes.

Além da falta de especialistas, Rezende demonstrou preocupação com o fato de três profissionais do Núcleo de Especialidades estarem em estágio probatório e em fase de exoneração. “Fui informado que são médicos, ultrassonografista. Se hoje já falta médico imagina com o desligamento de mais esses três profissionais?”, questionou.

O vereador explicou que fará requerimentos cobrando o Executivo a fornecer mais informações sobre a unidade de saúde e realizar as melhorias no local.

 

Assessoria de imprensa

Comentários
Posted Under