Saúde: inovação no atendimento dos postos médicos começa no São Fernando

Acolhimento ao paciente no dia em que ele precisa. Avaliação caso a caso. Inovação e humanização. Prevenção com busca-ativa para consultas e procedimentos. Essas são as formas do novo modelo de atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Fernando, a primeira a adotar esse novo sistema.

 

Nesta segunda-feira (17) esse novo método tornou-se realidade. Foram registrados 123 atendimentos na UBS, entre consultas e procedimentos, sendo 15 pessoas direcionadas e agendadas para suas unidades de referência. Os pacientes já puderam identificar as mudanças no acolhimento que passa por fase de testes e terá alguns ajustes. A inovação visa prevenir e resolver os problemas de Saúde já na Atenção Básica, desafogando os atendimentos de urgência e emergência nos Prontos-Socorros.

 

Um a um, os postos médicos de Santa Bárbara adotarão o novo modelo. Nele, os agentes comunitários de Saúde fazem a busca-ativa de pacientes, trazendo o cidadão para a UBS, com atendimento de médicos generalistas, pediatras, ginecologistas e equipes de enfermagem. O novo atendimento será realizado, com classificação de risco, mantendo-se o horário de funcionamento dos postos. Após a UBS do São Fernando, o posto médico do Esmeralda passará a ter o mesmo sistema, logo após o fim das obras de reforma e ampliação.

Comentários