29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde discute implantação do Programa Saúde da Família no município

Compartilhe essa notícia!

Profissionais da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste se reuniram nesta quinta-feira (14) para discutir estratégias de implantação do PSF (Programa Saúde da Família) no município. Na ocasião o secretário de saúde, Dr. Dreison Luis Iatarola, recebeu o articulador da Atenção Básica, Dr. Érico Vasconcelos e a articuladora do Programa Mais Médicos, Mariana Fernandes, ambos do Ministério da Saúde, além da articuladora regional da Secretaria de Estado da Saúde, Marlene Rizzoli.

Dreison ressaltou que, com a implantação do sistema, a expectativa é que a população possa notar a melhoria e usufruir dos benefícios desta nova estratégia de saúde em Santa Bárbara d’Oeste. “Por se tratar de um projeto multiprofissional, é fundamental que tenhamos o apoio dos especialistas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde para a adequada implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) em nosso município. Com estas parcerias, poderemos estabelecer de maneira criteriosa e eficiente todos os passos necessários para o desenvolvimento e expansão do programa”, explicou.

A coordenadora do Planejamento Estratégico da Saúde, Lucimeire Rocha, destacou algumas ações que o município irá realizar para adequação ao Programa. “Iremos capacitar os profissionais que estarão inseridos nas equipes do PSF, divulgar gradativamente o Programa nos bairros onde será implantado, fortalecer os Conselhos Locais de Saúde para que auxiliem na adesão dos usuários ao Programa, além de outras ações e estratégias que definiremos nos próximos encontros”, explicou.

Foram discutidos aspectos para implantação do PSF em Santa Bárbara, como a territorialização, onde o município passará a ser divido em seis distritos de saúde. Esse novo formato foi redefinido recentemente pela Secretaria de Saúde em parceria com as Secretarias de Planejamento e de Promoção Social, para uniformizar e otimizar as ações da saúde.

O Programa de Saúde da Família é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde (MS) para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no país. O Programa é operacionalizado mediante equipes compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACS), baseados em uma unidade básica de saúde (UBS). Cada equipe é responsável pelo acompanhamento de cerca de 1.000 famílias num território definido dentro da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde a que pertence.

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!