RMC

Saúde de Nova Odessa adere ao ‘Agosto Dourado’

Teve início nesta quarta-feira, 1º de agosto, a Semana Mundial da Amamentação, que vai até a próxima terça-feira, dia 7. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa programou uma série de atividades de incentivo ao aleitamento materno em todas as UBS’s (unidades básicas de saúde) e no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, onde a decoração dourada deu o ‘”tom” do evento. A semana integra o “Agosto Dourado”, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

Como ponto alto das ações, que terão continuidade durante todo o mês, a Secretaria de Saúde vai realizar a 1ª “Hora do Mamaço”, no dia 11 de agosto, das 9 às 11 horas, em uma área atrás da Prefeitura. O objetivo é viabilizar, proteger e apoiar a prática do aleitamento materno em público para suprir a necessidade vital de um bebê: a fome. O evento trará uma decoração alusiva à data, a presença das gestantes e mães que participam de programas municipais, bem como profissionais de diversos setores da rede de atenção básica.

De acordo com o enfermeiro André Barros, organizador do evento, a “Hora do Mamaço” existe como uma ação nacional de conscientização da importância do aleitamento materno que ocorre durante a semana em praticamente todas as cidades brasileiras. “Neste dia teremos uma série de ações para mostrar às mães e filhos a importância de amamentar”, informou. A presidente da Câmara Municipal, Carla Lucena (PSDB), autora da lei que garante o direito ao aleitamento materno em locais públicos ou privados e a aplicação de multa para quem constranger ou proibir as mães de amamentar em público, também participará do evento.

O secretário de saúde, Vanderlei Cocato, explica que o leite materno é o melhor alimento para os bebês, com uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido. “A amamentação materna fortalece a imunidade, diminui os riscos a alergias e combate a anemia, entre outras coisas”, afirmou.

O Brasil tem, em média, 54 dias de amamentação exclusiva, o que é considerado muito pouco pelos padrões internacionais, que recomenda pelo menos seis meses com leite humano exclusivamente e, entre seis meses e dois anos, com leite humano complementado por outros alimentos. Diante dessa realidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde criaram uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno com a Semana Mundial de Amamentação.

EM PÚBLICO. “Pode parecer estranho ter que fazer um projeto de lei para que mães possam amamentar seus filhos em lugares públicos, mas, infelizmente, algumas mulheres já se sentiram constrangidas por serem advertidas a este respeito”, disse Carla Lucena. Com a lei aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, a presidente da Câmara garantiu o direito de as mulheres amamentarem seus filhos sem serem barradas ou constrangidas. Caso haja impedimento, a lactante poderá denunciar o local, que estará sujeito à multa no valor de 25 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) e, em caso de reincidência, a multa duplicará. O valor recolhido deverá ser revertido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Depois de algumas matérias sobre pessoas que sofreram este constrangimento, algumas notícias falsas circularam com força nas redes sociais dizendo que seria proibido amamentar em lugares públicos e isso tomou uma enorme proporção. Antes que este direito seja retirado de fato, não custa nada garantirmos este direito para as mamães novaodessenses”, explicou a presidente.

De acordo com a lei, mesmo em estabelecimentos que tenham áreas exclusivas para determinado fim, as mães terão o direito ao aleitamento em qualquer lugar, podendo ser em locais abertos ou fechados, destinados a comércio, cultura, recreação ou prestação de serviço privado ou público.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br