19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde Bucal atende 14 mil alunos pelo Programa Saúde na Escola

Compartilhe essa notícia!

O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, atendeu 14 mil alunos da rede municipal de ensino em 2014 por meio das ações do Eixo de Saúde Bucal. Por meio da parceria, diversas ações foram realizadas visando o fortalecimento da promoção a saúde bucal dos alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é combater os problemas comuns na boca das crianças, que podem levar a perda de dentes na fase adulta, entre outras complicações.

Durante o ano foram realizadas diversas atividades em sala de aula, demonstrando a importância da saúde bucal relacionada com os atos de sorrir, mastigar, engolir e falar, com orientações sobre escovação, entrega de escovas de dente, aplicação tópica de flúor, entre outras ações educativas. Todos os alunos foram avaliados quanto ao risco de cárie e com essas informações foi possível identificar as escolas onde as crianças apresentaram maior índice do problema.

“Muitas pessoas sofrem com problemas bucais, como dores de dentes, gengivas que sangram, falta de dentes, dificuldade para mastigar e consequentemente acabam não tendo uma alimentação saudável, além do mau hálito que se torna um problema social e de relacionamento. A grande maioria destes problemas se inicia ainda na infância, por isso a importância do cuidado desde cedo”, explicou a articuladora do Programa Saúde na Escola junto a Secretaria de Saúde, dentista Raquel Romanelli Zalaf.

As crianças que apresentaram cárie foram encaminhadas para tratamento na UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do território. “Outro fator a ser destacado no último ano é que os profissionais da saúde bucal realizaram atendimentos nas escolas durante as férias de julho e com isso muitos tratamentos já foram concluídos, portanto esta iniciativa deve continuar”, destacou Raquel. “Nosso maior objetivo é incentivar a mudança de hábitos de higiene e de alimentação pelos alunos para que eles tenham atitudes no sentido de preservar sua saúde bucal, por isso a necessidade de intensificar as ações ao longo de 2015”, concluiu.

Foto: Arquivo

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!