Saúde Variedades

Sarcopenia e os benefícios da Suplementação

Perda de massa muscular se inicia após os 30 anos de idade.
15% das pessoas com 60+ possuem sarcopenia.
Suplementos alimentares auxiliam no processo de prevenção e recuperação.
A perda de massa muscular costuma demorar a ser percebida pelas pessoas, pois se trata de um processo que faz parte do envelhecimento. Estudos revelam que em pessoas saudáveis, a diminuição da massa magra geralmente inicia-se após os 30 anos de idade com perdas em torno de 1% a 2% ao ano. Este processo de diminuição da massa muscular (massa magra) é chamado de sarcopenia, que causa grandes dificuldades na qualidade de vida de todas as pessoas com o avançar da idade.

 

Diante deste cenário, podemos avaliar a importância do assunto devido ao grande número de pessoas com sarcopenia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Gerontologia, a partir dos 60 anos de idade, cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia e este número se eleva após os 80 anos, chegando a 46%. Outro fato a considerar é o aumento da expectativa de vida, como mostra o estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o envelhecimento da população brasileira cresceu 16% em quatro anos, desta maneira, as pessoas estão interessadas em buscar informações de como viver melhor, com saúde, qualidade de vida e bem-estar. “Alguns fatores estão envolvidos no aumento da expectativa de vida, um deles, por exemplo, é o aumento do poder de compra dos brasileiros. Para o segmento de suplementos alimentares este nicho é importante. A cada ano que passa os resultados estão aumentando e a indústria apresenta novos produtos que auxiliam tanto na prevenção e recuperação da perda de massa muscular como no aumento da longevidade”, declara Synésio Batista da Costa, presidente da Brasnutri.

 

O que dizem os especialistas?

 

Segundo o nutricionista esportivo, treinador e consultor técnico da Atlhética Nutrition, Geovanni Sampaio, a sarcopenia é uma das mais significantes alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento. “Esse processo de perda de massa muscular pode ser desencadeado por diversos fatores e não podemos menosprezar, como alterações hormonais, diminuição de ingestão de proteína e sedentarismo. A sarcopenia causa importantes alterações na mobilidade do idoso, aumento de incapacidade funcional, aumentando a prevalência de patologias articulares como artrose e artrites. O treinamento de força vem se mostrado o método de treino mais efetivo para reverter todo esse processo de envelhecimento. A musculação já vem sendo evidenciada na literatura como protagonista no ganho de força e hipertrofia nos idosos, melhorando as suas atividades diárias, diminuindo assim o risco de fraturas por quebras”. Um programa alimentar bem elaborado e equilibrado é de suma importância para potencializar os ganhos do treinamento de força, retrocedendo assim a sarcopenia, “alguns suplementos de destacam nesse auxilio de ganho de massa muscular, os mais promissores são a creatina e o whey protein (proteína do soro do leite). A creatina é um dos suplementos mais evidenciados na literatura científica, diversos estudos demostram que a suplementação de creatina associada ao treino de força resulta na hipertrofia muscular”, explica Giovanni.

 

A nutricionista Juliana Guerrero, esclarece que a sarcopenia está claramente associada a outras consequências para a saúde. “É uma das principais causas de fragilidade, quedas, fraturas e mais importante, prevê mortalidade futura em adultos de meia-idade e idosos.  Os mecanismos por trás do desenvolvimento da sarcopenia não são totalmente compreendidos, mas evidências acumuladas sugerem que é uma síndrome com etiologia multifatorial, que inclui a má nutrição e a inatividade física, mecanismos hormonais, metabólicos, inflamatórios e nutricionais, o decréscimo do número de fibras musculares e unidades motoras, atrofia muscular e outras doenças envolvidas”. O déficit no consumo energético, de proteínas e nutrientes pode levar a desnutrição, que é um problema comum e crescente, em especial, na população de idosos. “São diversas as alterações que ocorrem no organismo no processo de envelhecimento que contribuem para esta situação, como a perda de apetite, redução do esvaziamento gástrico, saciedade precoce, menor absorção, alteração de paladar e olfato, doenças associadas, etc. Além de comer menos, incluindo menos proteínas, os idosos têm maior necessidade de proteínas por inúmeros fatores: diminuição da resposta anabólica à proteína, catabolismo proteico relacionado a doenças, baixa disponibilidade de aminoácidos, diminuição da perfusão muscular, alterações hormonais, etc.”, explica Juliana. “Os suplementos alimentares auxiliam as pessoas que necessitam de uma harmonização na sua composição nutricional, desta maneira, muitos suplementos têm sido estudados, entre eles estão: suplementos proteicos (geralmente com outros nutrientes fornecendo calorias extras), creatina, aminoácidos (principalmente leucina), *ácido ?-hidroxi ?-metilbutírico (HMB; um metabólito bioativo da leucina), vitamina D, antioxidantes (vitamina E, C e carotenoides) e Omega-3. O impacto dos suplementos pode depender do estado nutricional de base, da severidade inicial da sarcopenia e do tempo de adesão. Toda suplementação deve ser individualizada e realizada por um profissional capacitado”, resume a nutricionista.

 

De acordo com o educador físico e treinador funcional Alexandre Augusto Silva, a prevenção e o tratamento da sarcopenia envolve a prática de exercícios de resistência, conforme as condições físicas de cada pessoa. “Os exercícios isométricos sem movimento, como por exemplo, a prancha de abdômen, ou a cadeira romana, onde o indivíduo se segura sentado encostado na parede com o apoio das pernas sustentando o corpo, esses são recomendados para pessoas que possuem algum problema para movimentar a articulação, como dores no joelho. O exercício da cadeira estática evita sobrecarregar a articulação do joelho e fortalece os músculos dos membros inferiores”. O profissional aponta que os exercícios resistidos são de suma importância para prevenir a sarcopenia, retardando assim as perdas decorrentes do envelhecimento. “Os exercícios com pesos conseguem impedir a perda de mobilidade e a atrofia muscular. Estamos falando de exercícios com pesos, musculação, caminhada e aulas funcionais em academia, que evitam a incapacidade física de pessoas sedentárias. Contribuem para evitar doenças crônicas, melhoram a forma do corpo, promovem o aumento da capacidade de trabalho físico, estimulando a força e a resistência musculares, a flexibilidade e a capacidade de aceleração. Dentre estes, a musculação é a principal atividade para combater a sarcopenia, em segundo lugar, considero a hidroginástica por ser mais suave com as articulações”, propõe Alexandre Augusto.

 

Os suplementos alimentares desempenham um papel potencialmente benéfico na melhora da saúde, performance física e redução do risco de doenças crônicas. Para o consumo destes, é necessário lembrar que é imprescindível a orientação profissional, para equilibrar a alimentação, de maneira que não falte nenhum tipo de nutriente para o organismo.

 

* Metabolito do aminoácido essencial leucina sintetizado no corpo humano. Desempenha atividade em síntese de proteínas e foi descoberto pelo Dr. Steven L. Nissen na Universidade Estadual de Iowa.

 

Fontes: Giovanni Sampaio, treinador, nutricionista esportivo e consultor técnico da Atlhética Nutrition; Juliana Bravo Guerrero, nutricionista da Casa do BemStar; Alexandre Augusto, educador físico e treinador funcional da Casa do BemStar.

 

Referências:

Ferreira AMD, Coutinho VF, Malaguitti W, Sandro F, Rodrigues M, Ferraz RRN. Comparação entre os efeitos do hormônio do crescimento, leucina, e ácidos graxos ômega-3 no tratamento de sarcopenia em idoso: Síntese de evidências. Rev Saúde em foco. 2017; Ed. 9: (378-383).

Gualano B, Acqueta FM, Ugrinowitsch C, Tricoli V, Serrão JC, Lancha Jr, AH. Efeitos da suplementação de cretina sobre força e hipertrofia muscular: Atualizações. Rer Bras Med Esportiva – Vol. 16, N. 3 – Mai/Jun, 2010.

Peruchi RFP, Ruiz K, Marques SA, Moreira LF. Suplementação nutricional em idosos (aminoácidos, proteínas, Pufas, Vit D, e Zinco) com ênfase em sarcopenia: uma revisão sistemática. Ver. Uningá Review. (abr-jun2017). V.30, n.2,pp. 61-69.

Rondanelli M, Klersy C, Terracol G, Talluri J, Maugeri R, Guido D, et al. Whey protein, amino acids, and vitamin D supplementation with physical activity increases fat-free mass and strength, functionality, and quality of life and decreases inflammation in sarcopenic elderly. Am J Clin Nutr. 2016; 103(3):830-40.

Yang Y, Breen L, Burd NA, Hector AJ, Churchward-Venne TA, Josse AR, et al. Resistance exercise enhances myofibrillar protein synthesis with graded intakes of whey protein in older men. Br J Nutr. 2012; 108(10):1780-8.

Yang Y, Churchward-Venne TA, Burd NA, Breen L, Tarnopolsky MA, Phillips SM. Myofibrillar protein synthesis following ingestion of soy protein isolate at rest and after resistance exercise in elderly men. Nutr Metab (Lond). 2012; 9(1):57.

 

 

Sobre a Brasnutri – A Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais, fundada em 9 de maio de 2012, por fabricantes de suplementos nutricionais, objetiva o desenvolvimento de ações em favor da ampliação do mercado, a formalização das relações comerciais, o respeito a um ambiente sadio e competitivo entre os produtos e empresas. Possui o foco de trabalhar na direção de obter da sociedade brasileira, o respeito e o reconhecimento, ao que este setor faz de melhor para o consumidor. www.brasnutri.org.br
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