29 de março de 2024

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São Paulo volta a receber a ONG Educando e treinamento vai impactar 22,8 mil estudantes

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Cerca de 400 professores de ensino médio da rede pública estadual de 38 cidades – incluindo Santa Bárbara D’Oeste – serão capacitados pelo programa STEM Brasil na capital paulista

 

O estado de São Paulo volta, nesta semana, ao foco do STEM Brasil, programa de capacitação de professores da ONG norte-americana Educando. Nestas quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de setembro, 392 docentes do ensino médio de 56 escolas da rede pública estadual – incluindo docentes de Santa Bárbara D’Oeste – estarão reunidos na sede da EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo), em Perdizes, na capital paulista, para receberem a segunda etapa de formação nas áreas de ciência da natureza (física, química e biologia) e matemática.

São Paulo é o estado que mais esteve na agenda do STEM Brasil (confira, neste link, vídeo especial feito com um dos professores já capacitados – https://www.youtube.com/watch?v=SEDPZdnc42M). Já houve cinco passagens, com números impressionantes: 1.827 docentes formados, de 261 escolas, impactando mais de 208 mil alunos.

Desta vez, a ação, focada no aprimoramento  de aulas práticas e realizada em parceria com empresas privadas e o governo local, vai impactar 22,8 mil alunos de 38 cidades. Além se Santa Bárbara D’Oeste, participam profissionais de: Amparo, Angatuba, Apiaí, Barra Bonita, Barretos, Barueri, Bauru, Carapicuíba, Cândido Mota, Cotia, Cubatão, Guapiara, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapira, Jandira, Leme, Lençóis Paulista, Lucélia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Osasco, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Pilar do Sul, Pindamonhangaba, Pirajuí, Ribeirão Preto, Rosana, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

“Obtivemos resultados relevantes como o do incremento de 20% em notas do SARESP em matemática em muitas das escolas que aplicam o STEM Brasil no estado de São Paulo. Estes resultados do programa estão levando outros estados a nos procurar e, também, os estados nos quais atuamos a expandir esse trabalho. Sem dúvida, quem ganha com isso é o ensino público do país”, afirma Marcos Paim, diretor do STEM Brasil.

O STEM Brasil chega a São Paulo após formar, somente nos últimos dois meses, 908 professores em 139 escolas dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Amapá chegando a aproximadamente 78 mil alunos impactados somente entre agosto e setembro.

Sobre o STEM Brasil

O STEM Brasil começou em Pernambuco, em 2009, e já treinou mais de 4 mil professores em 670 escolas de 17 estados brasileiros, alcançando um impacto positivo em mais de meio milhão de alunos (575 mil). O sucesso levou o programa a ser adaptado para o currículo mexicano, e o STEM México foi implantado no país no final do mês passado. Segundo levantamento da consultoria internacional ManpowerGroup, engenheiros e profissionais de TI são cargos onde há grande carência de mão de obra em ambos os países.

O programa oferece aos professores formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a mão na massa para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática dos estados brasileiros. As técnicas de ensino são baseadas em atividades práticas e facilitam o aprendizado de conceitos teóricos. Os professores são moldados a fazer os estudantes colaborarem em projetos e a resolverem problemas juntos, com o professor atuando como facilitador.

A formação envolve quatro áreas: física, química, biologia e matemática. Cada professor passa por 180 horas de formação distribuídas ao longo de dois anos. “O objetivo do STEM Brasil é incentivar o professor a despertar a sua paixão nos alunos”, afirma Kelly Maurice, diretora executiva da Educando.

Novo nome

Em junho, a ONG Worldfund passou a chamar-se Educando. O anúncio foi feito durante a entrega do Prêmio de Liderança em Educação (Education Leadership Award), em Nova Iorque, em evento para arrecadar fundos para ampliação dos programas educacionais da ONG na América Latina. A mudança de nome tem como objetivo aproximar a organização dos professores e diretores de escolas públicas na América Latina, onde os programas estão se expandindo rapidamente e onde a ONG tem parcerias bem-sucedidas com as secretarias de Educação e os governos locais. E, em inglês, ‘Edu-can-do’ remete a Education Can Do, ou seja, a educação & lsquo;pode ajudar’, ‘pode fazer muito’ (pelo país).

Sobre a Educando

Inspirando Professores > Criando Líderes > Transformando Vidas

Fundada em Nova Iorque em 2002 como World Development and Education Fund (Worldfund), a organização não-governamental Educando trabalha em parceria com governos locais para trazer investimentos de empresas privadas para projetos educacionais na América Latina. Em 15 anos, a instituição já levantou mais de US$ 30 milhões em investimentos e capacitou mais de 9,2 mil educadores no Brasil e no México, com impacto em mais de 5,3 milhões de estudantes.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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