Santa Bárbara d’Oeste promove Campanha para a Coleta de Pneus

Quem tiver pneus em casa pode destiná-los diretamente no Aterro Sanitário Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, de 14 a 18 de maio. A iniciativa integra a Semana Estadual de Mobilização para a Coleta de Pneus promovida pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura.

Com o tema é “Livre-se daquele pneuzinho. Pneu guardado só quem usa é o Aedes. Desapega”, o objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, além de destinar corretamente o resíduo, preservando o meio ambiente.

Durante a semana da Campanha de Mobilização para a Coleta de Pneus, qualquer cidadão pode levar o pneu que não usa mais ao Aterro Sanitário Municipal, localizado na Estrada dos Italianos, 1.800, no Santa Fé, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, e das 13 às 18 horas.

O pneu é um criadouro em potencial do Aedes aegypti pois geralmente acumula água, pelo armazenamento e descarte inadequado. Além disso, tem condições favoráveis ao abrigo e proteção do mosquito. “A campanha atende não somente o meio ambiente, mas também as questões de saúde, evitando que os criadouros sejam mantidos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro.

Ponto fixo

Desde 2016 o Município disponibiliza ponto fixo de descarte com caçamba fechada para evitar acúmulo de água e proliferação de doenças, no Aterro Sanitário Municipal. Somente os geradores cadastrados, como borracheiros, mecânicos, bicicletarias, entre outros, podem utilizar o ponto nos outros dias além da semana de mobilização. O cidadão pode levar o pneu inservível até um gerador, que irá descartá-lo de maneira sustentável. Em 2017 foram destinados 245 toneladas de pneus a fabricantes e comerciantes que promovem a logística reversa. Atualmente o Município tem 67 geradores cadastrados.

Comentários