Samsung Rock Exhibition promove viagem fantástica ao mundo underground da banda Nirvana

Pela primeira vez fora de Seattle (EUA), exposição ‘Nirvana: Taking Punk to the Masses’ mostra peças únicas e objetos exclusivos dos músicos

A Samsung Rock Exhibition, série inteiramente dedicada às exposições de rock e cultura pop, patrocinada pela líder mundial em tecnologia em parceria do Ministério da Cultura e com a realização do Instituto Dançar, traz pela primeira vez ao Brasil a exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses.

Em cartaz há seis anos no The Museum of Pop Culture de Seattle (MoPOP), a mostra chega ao Brasil no primeiro semestre deste ano. São mais de 200 peças entre instrumentos icônicos, fotos, vídeos, depoimentos, álbuns, objetos pessoais dos integrantes, cartazes, ente outras peças, que vão desde a origem do grupo, em Aberdeen, às grandes turnês internacionais. O projeto compõe uma das atividades previstas no calendário 2017 da plataforma Samsung Conecta, que tem por objetivo oferecer experiências únicas, na música e no esporte, para os consumidores brasileiros.

Sob curadoria de Jacob McMurray, a exposição retrata parte da história da revolucionária banda, eternizada no Hall da Fama do Rock e também da cidade de Seattle, onde ganhou o mundo e virou o epicentro cultural e musical da geração da década de 1990. Essa é a primeira vez que a exposição sai do The Museum of Pop Culture de Seattle (MoPOP) para ganhar outras regiões e a expectativa de público é alta, bem como a perspectiva dos fãs, que aguardam ansiosamente para regressar ao passado e entrar novamente na década das camisas xadrezes de flanela.

“Será maravilhoso ter a oportunidade de compartilhar com os fãs do Brasil, onde o Nirvana tocou para seu maior público na história da banda, materiais únicos dos músicos”, diz McMurray.

Mais de vinte anos após sua extinção, o Nirvana continua entre os dez grupos mais curtidos no Facebook, com mais de 28 milhões de fãs, além de 3.1 milhões de seguidores no Instagram, 6.2 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 75 milhões de discos vendidos. Números históricos no cenário da música mundial!

“No ano passado, fizemos diversas ações com foco nessa paixão do brasileiro que é a música e, este ano, que é o ano do rock, escolhemos homenagear uma das melhores bandas do mundo, o Nirvana, com uma exposição inédita no país. Queremos que os brasileiros se sintam prestigiados com essa experiência exclusiva”, ressalta Andréa Mello, Diretora de Marketing Corporativo e Consumer Electronics da Samsung Brasil.

A primeira edição da Samsung Rock Exhibition aconteceu em 2015, com a mostra sobre Jimi Hendrix que, em dois meses em cartaz em São Paulo, foi vista por mais de 70 mil pessoas.

Registros do Rock

Os anos 80 registraram o surgimento de artistas independentes, e nessa década (1986), Kurt Cobain e Krist Novoselic formaram o que viria a ser o Nirvana – registros resgatam esse momento, as primeiras composições, instrumentos e o surgimento da Sub Pop, gravadora que impulsionou discos como Soudgarden, Mudhoney e o próprio Nirvana.

Em 1991 o lançamento do álbum Never Mind transformou o Nirvana na primeira banda com mensagem underground a atingir o mainstream. No final desse ano, o Nirvana vendia 400 mil discos por semana, e no ano seguinte atingia o primeiro lugar na Billboard, superando o até então imbatível Michael Jackson.

A exposição narra também o processo criativo do disco In Útero, o último da banda, e a morte de Kurt Cobain, em 1994, além de um mural com os 21 discos que fazem parte do acervo pessoal do baixista Krist Novoselic.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, câmeras, eletrodomésticos, equipamentos médicos, sistemas de conexão, semicondutores e soluções LED. Para saber mais e conferir as últimas novidades sobre a Samsung, visite a Sala de Imprensa Samsung no http://news.samsung.com/br