Santa Bárbara d´Oeste

Saiba quando procurar atendimento em Pronto-Socorro ou em consultório médico

Especialista explica as principais diferenças entre emergência e urgência e os quadros de saúde que devem ser avaliados e acompanhados em consultório  

Procurar o Pronto-Socorro (PS) de um hospital quando há algum sinal de que a saúde não está bem se tornou um hábito bastante comum entre os brasileiros. O PS é destinado, prioritariamente, a situações com risco iminente de morte ou quando é necessário manter as funções vitais de uma pessoa. No entanto, a grande maioria dos atendimentos realizados em um Pronto-Socorro é de casos com indicação ambulatorial, ou seja, para atendimento em consultório, com um clínico geral ou especialista. Nos PSs das unidades do Americas Serviços Médicos – grupo médico-hospitalar que reúne hospitais de referência no país –, apenas 15% das situações atendidas (cerca de 30 mil consultas) são de emergência ou urgência.

O médico Cesar Lima, coordenador da emergência do Hospital Samaritano (Botafogo) – que integra o Americas Serviços Médicos –, explica que o Pronto-Socorro é destinado a situações de emergência, quando uma pessoa necessita de atendimento imediato, em razão do risco iminente de morte. “Pacientes em situações críticas, com infarto agudo do miocárdio, sinais de acidente vascular cerebral ou ferimentos graves, como os provocados por armas de fogo, precisam de suporte médico logo que passam pela porta de entrada de um Pronto-Socorro”, destaca.

Por outro lado, a urgência é caracterizada por casos que necessitam de atendimento rápido, que não colocam, necessariamente, a vida de uma pessoa em risco imediato, mas podem levar a um problema de saúde em curto ou médio prazo, como dengue, sarampo, febre, dores de repetição ou alergias, entre outros. “Ainda assim, se o paciente está inseguro quanto aos sintomas, o melhor a fazer é procurar um Pronto-Socorro para receber a orientação adequada e, se for o caso, receber encaminhamento para um especialista em consultório, com hora marcada”, diz o médico.

Doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm indicação para atendimento e acompanhamento em consultório. Nele, também são igualmente importantes as consultas anuais, de rotina, a fim de identificar e prevenir doenças como o câncer de próstata (nos homens, a partir de 40 anos) e o câncer de mama (nas mulheres).

No Hospital Samaritano (Botafogo), todas as equipes assistenciais são treinadas em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) e Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS), com parâmetros internacionais para a identificação e diferenciação dos casos.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br