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Saiba o que é Treino de Propriocepção para atletas profissionais e amadores

 


Todas as pessoas que praticam um exercício físico seja profissionalmente ou nos finais de semana, corre o risco de sofrer uma lesão. Para evitar essas lesões temos inúmeros treinos e tratamentos preventivos, entre esses treinos temos o proprioceptivo. É ele que vamos conhecer e entender agora;

Propriocepção: é a capacidade de identificar a localização espacial do corpo, sua posição e orientação. Estás capacidades só são percebidas pelo sistema nervoso central por causa dos diversos tipos de receptores proprioceptivos localizados nos ossos, ligamentos, tendões, no tecido subcutâneo, nas fáscias musculares e nos músculos. Está percepção permite a manutenção do equilibrio postural e a realização de atividades diárias.

Os receptores ao serem estimulados com uma deformação, realizada pela aproximação ou afastamento da articulação. Em casos de movimentos bruscos, inesperados e mudanças de direção. Definindo a propriocepção é um mecanismo de defesa das articulações.

Todo movimento tem inicio após um reconhecimento da atual posição do corpo, posicionamento e movimento do corpo, essas informações vinda dos receptores é chamada de propriocepção.

O treino proprioceptivo é muito importante no treinamento do atleta, este treino deve ser inserido no processo de treinamento normal que o atleta vem fazendo. Este treino é importante ser feito de acordo com cada pessoa, e com o esporte praticado por cada um, incluindo sempre exercícios de equilibrio e coordenação motora.

O treinamento da propriocepção é utilizado como prevenção para qualquer esporte, mas principalmente aqueles que requer agilidade, mudanças bruscas de direção e esportes de contato. Nos corredores é essencial realizar este treino para evitar lesões em joelhos e tornozelos durante os treinos e competições.

Você pode estar se perguntando como treinar sua propriocepção?!

É muito importante sempre estar acompanhado ou orientado por um profissional capacitado.

Se você ja faz um treinamento de musculação associado ao seu esporte, converse com seu personal ou professor para te orientar nos treinos de propriocepção. Se você não pratica musculação mas pratica pilates, excelente, o pilates trabalha muito a propriocepção, coordenação motora e o equilibrio durante suas aulas.Também há fisioterapeutas que trabalha com prevenção de lesões, que realiza treinos proprioceptivos, associados a outras técnicas para fisioterapia para um melhor resultado.

 

Por Nilmara Dechen – Fisioterapeuta
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