24Horas Saúde

Saiba como cuidar do seu Piercing

Viviane Silva é Piercer do Tattoo You e falou sobre o assunto

Ainda existem muitas pessoas que tem dúvidas sobre piercing. Pode ser considerado um processo fácil e rápido se comparado a uma tatuagem, por exemplo. Mas se engana quem pensa que os cuidados são diferentes. Quando perfuramos alguma parte do corpo é preciso ter bastante cuidado com a cicatrização. Viviane Silva é Piercer no estúdio Tattoo You e respondeu algumas perguntas frequentes.

Já tentei furar a orelha várias vezes, mas nunca cicatrizou. O que devo fazer?
As perfurações de cartilagem de orelha apesar de simples são as mais difíceis de cicatrizar. Primeiro você deverá escolher um material adequado, de preferência de Titânio por ser bi compatível e escolher o modelo da joia. As argolas são as mais pedidas, mas também são mais difíceis para cicatrizar, requer um cuidado maior principalmente para mulheres por causa do atrito com o cabelo atrás da orelha.

Como cuidar do meu piercing?
A primeira coisa a se fazer é não encostar no piercing sem antes lavar as mãos. Fazer a limpeza duas vezes ao dia como foi indicado pelo profissional, nunca utilize pomadas, sprays anticépticos ou nada que não foi indicado. Evitar pancadas, roupas apertadas ou qualquer coisa que possa causar atritos. No caso de perfurações na orelha, nunca dormir do mesmo lado em que foi perfurado.

Como sei que meu piercing está cicatrizado?
A cicatrização é de no mínimo três meses, mas depende do seu cuidado. Mesmo sem dor, inchaço ou vermelhidão, nenhum piercing está cicatrizado em um mês. Nunca troque sua joia sem antes fazer o retorno. O indicado é procurar o profissional que fez seu piercing para avaliar se a perfuração está 100% cicatrizada para fazer a troca de joia.

O que não posso comer depois de fazer um piercing?  
Pode manter sua alimentação normal, saudável, mas nada de excessos. Como por exemplo, alimentos gordurosos, condimentados e bebidas alcoólicas. É importante tomar bastante água e ingerir alimentos ricos em Vitamina C e frutas que ajudam na cicatrização.

Tenho tendência a ter queloide. Posso fazer um piercing?
Sim. Mesmo tendo tendência a ter queloide, você pode ter um piercing cicatrizado e saudável, depende do seu cuidado. Muitas vezes as pessoas acham que a “bolinha” que nasce é queloide, mas não é. Essa “bolinha” é sinal de que alguma coisa está errada, é uma inflamação por falta de cuidado, limpeza, esbarrões ou uso de joia de má qualidade.

Por que não posso fazer meu 2º furo na farmácia?
Desde 2009 a ANVISA proibiu o uso de pistolas em farmácias. Pela falta de assepsia. Para fazer qualquer perfuração é preciso procurar uma profissional body piercer. Usamos todo o material descartável e as joias são esterilizadas em autoclave, álcool e nenhum outro produto pode esterilizar a joia que você vai usar mesmo sendo o segundo furo. O cuidado é igual para toda perfuração.

Posso furar o nariz direto com a argolinha?  
Sim. Temos um modelo de argola ideal para perfuração, que chamamos de G-Ring, além de ser em titânio, ela tem um formato anatômico que auxilia na cicatrização. A G-Ring também pode ser usada para troca, porque não deforma a perfuração deixando um aspecto de “risquinho” como as argolas redondas fazem.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br