Brasil / Mundo Tecnologia

Sabesp lança aplicativo gratuito que indica vazamento de água e esgoto


Qualquer um poderá enviar foto do local afetado por celular ou tablet; proposta da iniciativa é agilizar o serviço de reparo

A Sabesp acaba de lançar um aplicativo gratuito para que qualquer pessoa relate um vazamento de água ou esgoto pelo celular ou tablet. A ferramenta permite que sejam enviadas fotos do local afetado, o que vai agilizar o reparo. Além disso, com o uso do GPS do aparelho, o usuário poderá apontar, com precisão, o local em que viu o vazamento.

O aplicativo estará disponível para celulares que tenham sistema operacional Android ou iOS. Qualquer pessoa poderá baixar gratuitamente a ferramenta e enviar seu relato de vazamento com foto. A indicação, por enquanto, funcionará para as cidades atendidas pela Sabesp na Grande São Paulo e na região de Bragança Paulista.

A ferramenta estará disponível nas lojas virtuais Google Play (Android) e App Store (iOS, da Apple). Bastará ao usuário fazer um cadastro simples antes da instalação, com dados como número do celular e e-mail, o que permitirá que ele receba depois o protocolo de atendimento para acompanhar o serviço.

O aplicativo tem capacidade para receber até três fotos do vazamento, que são enviadas com os demais dados da reclamação. Além disso, o sistema dispõe de uma tela de ajuda com informações e um vídeo que auxilia o usuário a diferenciar, em caso de dúvida, se é vazamento de água e de esgoto. O vídeo também ajuda a identificar ocorrências que não são de responsabilidade da Sabesp, como um vazamento em galeria pluvial (água de chuva) ou o descarte de água subterrânea de mina ou do lençol freático, muito comum quando há obras de casas ou prédios novos.

Além do aplicativo para celulares e tablets, é possível relatar vazamentos pela Agência Virtual, no site da Sabesp (www.sabesp.com.br), ou pelos telefones 195 (na Grande São Paulo e Região Bragantina) ou 0800-055-0195 (demais cidades do interior e litoral). A ligação é gratuita, com atendimento 24 horas por dia.

Do Portal do Governo do Estado

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br