28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Sábado acontece o “1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti” em S. Bárbara

Compartilhe essa notícia!

Sábado (30) é dia de mutirão contra o mosquito da dengue em Santa Bárbara d´Oeste. A Prefeitura aderiu ao “1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti”, em parceria com a EPTV Campinas e realiza, a partir das 8 horas, diversas ações na Praça Coronel Luiz Alves (Central) e entorno. O evento, organizado pela Secretaria de Saúde, conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, parceiros e voluntários.

Conhecer o ciclo de vida do Aedes aegypti e aprender mais sobre as características biológicas do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Este é o objetivo de uma das tendas à disposição da população na praça central, com microscópio para observação, além de profissionais disponíveis para orientação. Outra tenda terá exposição de diversos criadouros do mosquito e disseminação de cuidados para que esses objetos não desenvolvam mosquitos. Para as crianças, uma tenda especial trará atividades lúdicas de conscientização sobre o tema, como pintura facial e brincadeiras.

O mutirão conta também com “arrastão” com visitas às casas e comércios da região para retirada de criadouros e conscientização da população, com distribuição de panfletos informativos. A Secretaria de Meio Ambiente integra o arrastão, realizando serviços de limpeza na área de ação.

De acordo com o secretário de Saúde, Dreison Iatarola, várias instituições foram convidadas a unir forças no mutirão. “Todos podem participar. O conhecimento é a maior arma. A população pode ter todas as orientações nas tendas e ajudar na conscientização e combate ao mosquito”, declarou o secretário.

O 1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, de iniciativa da EPTV Campinas, tem o objetivo de mobilizar os municípios a promover eventos simultâneos relacionados ao combate do mosquito, com a participação conjunta do poder público e população.

Redução de 35%

As ações realizadas em Santa Bárbara d´Oeste resultaram na  redução de 35% dos casos de dengue em 2015. Independente do mutirão, a Secretaria de Saúde segue diariamente ações de controle do vetor realizadas pelos agentes de controle de endemias, como as visitas domiciliares para inspeção e orientação à população quanto às medidas preventivas, bloqueio, controle e retirada de criadouros, nebulização e bloqueio de transmissão, visita a pontos estratégicos e imóveis especiais, busca ativa de suspeitos e atividades de informação, educação e comunicação à população.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!