28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

S. Bárbara tem novo sistema de transporte coletivo urbano

Compartilhe essa notícia!

Frota da Nova Via é composta por veículos Zero quilometro e adequados à acessibilidade

 

Após mais de duas décadas Santa Bárbara d’Oeste passa a contar com um novo sistema de transporte coletivo urbano. A partir deste sábado (7) a Nova Via, empresa do grupo Sertran (Sertãozinho Transportes Ltda), inicia a operação do serviço no município. No primeiro dia de atividades, a Tarifa Zero – medida adotada pela atual Administração Municipal proporcionando a gratuidade no transporte aos sábados – será mantida.

 

A nova empresa dispõe de uma frota com 29 ônibus zero quilômetro de última geração, adequados à acessibilidade e à legislação ambiental. Todos os veículos são equipados com motores com tecnologia Euro 5, que permite sensível diminuição na emissão de poluentes para o meio ambiente, além de equipamentos de bilhetagem eletrônica e rampas elevatórias que facilitam o acesso de cadeirantes, que podem contar com lugares especiais em espaços reservados e adaptados às suas necessidades.

 

Para o prefeito Denis Andia, o início da operação da Nova Via marca o início de uma nova época para o transporte coletivo de Santa Bárbara d’Oeste. “Estamos quebrando mais um grande tabu. Muita gente passou com a possibilidade de fazer isso acontecer, não fez, e nós estamos fazendo agora. Como o nome da empresa diz, é uma nova via, uma nova vida e uma nova página. Agora é ficar em cima, fazer cumprir os nossos direitos e assumirmos os nossos deveres”, analisou.

 

Ainda segundo o prefeito, o início da operação da Nova Via proporcionará mudanças significativas no transporte coletivo urbano. “É um primeiro passo para uma mudança ainda maior, para um novo modelo que está sendo implantado. Isso será discutido com frequência, tornando o sistema cada vez melhor e funcional. Temos grandes projetos para isso”, comentou.

 

O valor da tarifa será de R$ 2,40, inferior aos R$ 2,43 apresentados pela empresa no processo licitatório. Os itinerários praticados foram mantidos por ora e serão adequados conforme necessidade. Com relação aos passes, o sistema foi migrado para a nova empresa e continuarão valendo normalmente.

 

Além da frota, a Nova Via irá instalar 200 novos abrigos em um prazo de 24 meses. As novas coberturas contemplarão as principais vias e os pontos de maior movimento. A Nova Via foi a vencedora da licitação após cumprir todas as exigências do edital. O novo contrato de concessão é válido por 20 anos, podendo ser prorrogado por mais dez anos. A estimativa é de que sejam transportados 4 milhões de passageiros por ano. “Todos trabalharam para que a transição fosse realizada da melhor forma possível. Quero cumprimentar o sindicato, que defendeu seus trabalhadores com muita perseverança e precisão, os funcionários da Viba que passarão a atuar na nova empresa e os que não atuarão por opção, os representantes da nova empresa e todos os demais envolvidos neste processo”, finalizou o prefeito.

NovaVia 01 - imprensa

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!