28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

S.Bárbara tem novo nebulizador para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Compartilhe essa notícia!

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti seguem intensificadas em Santa Bárbara d’Oeste. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, conta desde setembro com um novo equipamento – um nebulizador acoplado a veículo, já em utilização pelos técnicos e servidores municipais.

 

O nebulizador UBV (Ultra-Baixo Volume) é utilizado para ação de bloqueio e nebulização da transmissão viral (arboviroses transmitidas pelos mosquitos Aedes). O objetivo é eliminar mosquitos fêmeas adultos possivelmente contaminados, em área que tenha casos confirmados de dengue, Zika ou Chikungunya. O investimento foi de R$ 54 mil em recursos próprios da Vigilância em Saúde.

 

“A enorme vantagem é que temos eficiência nesse tipo de serviço, cobrindo uma área de aproximadamente 20 quadras por hora. Conseguimos atingir um maior número de áreas com rapidez”, analisou o Diretor de Políticas de Saúde, Alexandre Visockas. “A partir do momento em que temos que realizar um bloqueio de determinada área, a rapidez é necessária. O nebulizador acoplado a veículo nos traz isso, atingindo os imóveis programados para o bloqueio da transmissão”, acrescenta.

 

Ainda de acordo com o profissional, o serviço do nebulizador deve ser complementar ao trabalho de retirada de criadouros do mosquito. “É importante deixar claro que uma ação deve ser somada a outra. O nebulizador trabalha para os casos de bloqueio, enquanto a retirada de criadouros é a prevenção”, explicou.

 

Redução nos casos de dengue

 

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste desenvolve diariamente diversas ações de prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Entre os trabalhos realizados estão visitas domiciliares com informações à população, visita a pontos estratégicos e imóveis especiais, busca ativa de suspeitos, bloqueio/nebulização, retirada de criadouros, visitas casa a casa, ações de Informação, Educação e Comunicação, ações intersetoriais com as diversas secretarias, além do monitoramento entomológico com o uso de armadilhas em toda área urbana do Município.

 

Por conta de todas essas ações ininterruptas, Santa Bárbara d’Oeste reduziu em 90% o número de casos de dengue em 2016, comparando o número de casos positivos do ano passado.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!