28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

S. Bárbara segue com a Campanha Fique Sabendo

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a campanha “Fique Sabendo”, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com prefeituras. A iniciativa tem o objetivo de diagnosticar precocemente a contaminação pelo vírus HIV e pela Sífilis. No sábado (22) os testes rápidos de diagnóstico foram realizados no Centro Médico, como parte da programação do dia D do Movimento Azul. Na segunda-feira (24) a ação foi realizada no Centro Comunitário do Conjunto Roberto Romano. A campanha também é estendida a todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Até o momento foram realizados 47 testes de HIV e 47 de Sífilis. Antes de realizar a coleta do teste rápido, o paciente passa por um aconselhamento, onde é preenchida uma ficha com dados pessoais e algumas informações para avaliar os riscos de contaminação para HIV e Sífilis. Além disso, recebem orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e prevenção das mesmas.

Uma novidade em relação na campanha deste ano é a realização do teste por fluido oral. A coordenadora do AMDIC, Juliana de Oliveira Jodas, explica o procedimento. “É importante a população diferenciar que neste teste é verificada a presença de anticorpos para o vírus do HIV e não a presença do vírus. Ressaltamos portanto que a transmissão continua ocorrendo da mesma forma, não há risco de transmissão por beijo, desde que não possuam feridas na boca”, explicou.

Juliana explicou também qual o procedimento adotado quando o resultado dos testes é positivo. “Quando é diagnosticado HIV, o paciente é orientado sobre o acompanhamento que é realizado no AMDIC, sendo agendada coleta de exame para verificar a carga viral e de anticorpos, que são nossas células de defesa do corpo, posteriormente sendo marcada consulta com infectologista. O acompanhamento é pelo resto da vida. Também pode ser iniciada, após a avaliação médica, a medicação que ajuda no controle da doença e na diminuição da transmissão da mesma”, destacou.

Em relação a Sífilis, quando o teste rápido apresenta-se reagente, é colhido exame laboratorial para verificar se o paciente está com a doença no momento ou se é cicatriz de um tratamento anterior. Se for verificado que é uma transmissão recente, o paciente pode se tratar tanto no AMDIC como nas unidades de saúde, se preferir. “O tratamento é simples e eficaz, com doses de antibiótico intramuscular, podendo durar de 1 a 3 semanas (com uma dose semanal). Após isso é realizado acompanhamento com novos exames para avaliar se houve cura ou não. Se confirmada a cura o paciente recebe alta não precisa mais realizar o tratamento.

Confira a programação da campanha:

Teste Rápido Diagnóstico

Dia 25/11 – Terça-feira – Faculdade Politec das 18 às 22 horas
Dia 26/11- Quarta-feira – AMEV das 17 às 21 horas
Dia 27/11 – Quinta-feira – UBS Cidade Nova das 17 às 21 horas
Dia 28/11 – Sexta-feira – Shopping VIC Center das 17 às 21h30
Dia 29/11 – Sábado – PS Afonso Ramos das 14 às 18 horas
Dia 01/12 – Segunda-feira – UBS Europa das 17 às 21 horas
Dia 02/12 – Terça-feira – Faculdade Anhanguera das 18 às 22 horas
Dia 03/12 – Quarta-feira – UBS São Fernando das 17 às 21 horas

Fotos: Marcel Carloni

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!