29 de março de 2024

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S.Bárbara recebe simulador de impacto de acidente na próxima semana

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Santa Bárbara d’Oeste recebe na próxima semana o simulador de impacto utilizado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) na campanha de conscientização do uso do cinto de segurança. O equipamento será instalado na Praça Central “Coronel Luiz Alves” entre os dias 19 e 22 de agosto e a ação será demonstrada ao público das 10 às 16 horas.

 

Ao passar pela experiência do simulador, a pessoa tem a noção da força causada pelo impacto de uma batida à baixa velocidade, ampliando a sua sensibilidade sobre a importância do uso do cinto de segurança. A utilização do equipamento é apenas uma das ações desenvolvidas na campanha, que visa alertar os condutores de veículos e passageiros sobre a importância do uso do cinto mesmo para os passageiros do banco traseiro.

 

De acordo com o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Romulo Gobbi, este é mais um instrumento educativo que a Prefeitura traz para Santa Bárbara d’ Oeste. “Não existe outro caminho senão o da educação para reduzirmos o índice de acidente automobilístico. O processo de educação de trânsito deve fazer parte do cotidiano de todos, desde dos alunos da educação infantil até as pessoas de terceira idade”, afirmou o secretário, que ressaltou ainda a parceria com a Acisb (Associação Comercial Industrial de Santa Bárbara d’Oeste) para divulgação junto ao comércio e a solicitação do vereador Kadu Garçom, por meio do deputado estadual André do Prado, para que o simulador viesse para Santa Bárbara.

 

A campanha para incentivar o uso do cinto foi idealizada a partir de verificação de pesquisa feita pela Artesp, que mostrou o alto índice de passageiros do banco traseiro que não utilizam o equipamento. Na primeira fase da pesquisa, entre 1 e 7 de dezembro de 2014, foi verificado que 53% dos usuários do banco de trás não utilizam o cinto. Na segunda etapa, aplicada um mês após o início da campanha (entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro de 2015), o índice caiu para 48%. Na região de Campinas o índice de não utilização do cinto não seguiu a tendência do Estado, e teve variação de 1% para cima: passou de 52% na primeira fase para 53% na segunda.

 

Dados sobre a quantidade de vítimas de acidentes nas rodovias sob concessão que não usavam cinto de segurança apontam para a necessidade constante de campanhas. De 2012 até outubro de 2014, 69,4% dos passageiros que estavam nos bancos traseiros e que morreram em acidentes nas rodovias não haviam conectado o cinto. As vítimas fatais no banco da frente de passageiro sem cinto chegam a 38,4% e 50,1% dos condutores.

 

Com informações da Artesp

 

Assessoria de Imprensa

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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