24Horas Saúde

S. Bárbara realiza Semana do Aleitamento Materno

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, realizará de 01 a 08 de agosto a Semana Mundial do Aleitamento Materno “Amamentação: uma vitória para toda vida”. Serão realizadas diversas ações e eventos alusivos ao tema. As atividades são coordenadas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde), em parceria com a Secretaria de Educação, Hospital Santa Bárbara, Pastoral da Criança, AMEV (Associação Assistencial para Melhoria de Vida) e MEIMEI (Serviço de Assistência Social).

O objetivo é incentivar e conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno. Estão programadas palestras, oficinas, apresentações, exposições de fotos de gestantes e mães amamentando, rodas de conversa, entre outras ações. Nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) serão realizadas Salas de Espera Ativa, com exibição de DVDs e orientações dos profissionais, além da entrega de bonecas confeccionadas para auxiliar nas ações educativas sobre a amamentação.

A coordenadora do NES, Joceane Moura Ribeiro, detalhou a importância das ações. “Esperamos através das atividades desenvolvidas transmitir informações que ajudem a chamar atenção para a importância do aleitamento materno como fonte exclusiva de alimentação para o bebê nos seis primeiros meses de vida. É fundamental intensificar estas ações de promoção, na busca cada vez maior por políticas públicas que garantam a execução das normas estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre o incentivo e a importância da amamentação”, explicou

No dia 5 de agosto haverá uma capacitação em Aleitamento Materno na Estação Cultural, localizada na Avenida Tiradentes, 2, Centro. A programação terá início às 8h30 e contará com apresentações teatrais, palestras com diversos profissionais e exposições de trabalhos. No decorrer do dia o cirurgião dentista e especialista em Saúde Coletiva, José Luis Andia, fará uma apresentação das ações de aleitamento materno no município. As atividades são abertas a população.

Programação do Evento

8h30min – Abertura.

8h40min – Apresentação teatral ‘‘Amamentação é um ato ecologicamente correto’’ pelas crianças e adolescentes da AMEV.

9h00 – Apresentação das ações de aleitamento materno no município pelo cirurgião dentista José Luis Andia, especialista em Saúde Coletiva / UNICAMP.

9h30min – Palestra com a nutricionista Andreia Cristina Dalbello Rissati, do Hospital Santa Bárbara, com os temas: Acabar com a fome e a miséria / Melhorar a Saúde das gestantes / Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

10h30min – Palestra com a cirurgiã dentista de Americana, Léia Amábili, com o tema: Participação do homem na amamentação / Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

11h00 – Apresentação dos trabalhos realizados por uma doula, por Silvia Maria Fernandes.

13h30min – Palestra com a professora Izabel Cristina Giovanelli, com o tema: Um dos objetivos do milênio – reduzir a mortalidade infantil / Educação Básica de qualidade para todos.

14h30 – Palestra com a técnica de enfermagem Fabiana Cristina de Paula Furlan, com o tema: Transmissão Vertical.

15h00 – Palestra com o psicólogo Alexandre Ceconello Marinho, com os temas: Igualdade entre sexos e valorização da mulher.

15h30 – Apresentação com a psicóloga da MEIMEI, Camila Caroline de Oliveira Peres.

16h00 – Encerramento.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br